Mês Vocacional ganha celebrações diocesanas especiais
07/08/2021

Durante todo o mês de agosto, a Igreja reflete sobre as vocações, esse chamado de Deus na vida de muitas pessoas que atendem e se colocam a serviço do diálogo de amor proposto, sejam padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, dando o seu “sim” ao Senhor nas mais diferentes vocações. Cada um atende na forma que seu coração abraça para participar do projeto de Deus e, assim, estar em comunhão com Ele e os irmãos.

Conforme o padre Eder dos Santos Borges, pároco da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim e responsável pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese do Rio Grande, em 2021, a animação vocacional do Brasil estará aprofundando a segunda verdade destacada pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit. Por isso o tema: “Cristo nos salva e nos envia”, e o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

E nessa proposta de reflexão para o mês vocacional, quando o chamado e a resposta são amadurecidos no dia a dia por cada um no exercício de sua vocação, o SAV da Diocese do Rio Grande aproveitou alguns momentos que já estavam sendo organizados para unir uma programação especial para o mês vocacional. Dentre essas Celebrações Diocesanas para o mês Vocacional, estão quatro momentos centrais:

08 de agosto, às 11h – Santa Missa na Paróquia do Bom Fim – Abertura da Semana Nacional da Família – Pastoral Familiar e SAV. Nesse horário, Dom Ricardo Hoepers também estará celebrando a Missa Jubilar no Bom Fim.

10 de agosto, às 19h – Santa Missa na Catedral de São Pedro – Vocação Diaconal e Ministérios Ordenados – SAV e diáconos.

14 de agosto, às 17h – Santa Missa na Comunidade São Domingos Sávio – Religiosos – Conselho dos Religiosos do Brasil (CRB) e SAV.

28 de agosto, às 20h – Vigília Vocacional do Norte – Matriz São José em SJN – Vocações Leigas – SAV.

Para o Padre Eder Borges, é muito gratificante organizar esses momentos especiais junto às mais diversas vocações da Diocese, nesse finalzinho da comemoração do seu Ano Jubilar, pois a vocação, segundo ele, não é apenas individual, mas tem uma dimensão comunitária. “A vocação nunca é apenas da pessoa em si que ouve o chamado; ela se constrói na relação ‘para e com os outros’ no cotidiano”, refletiu o coordenador do SAV.

Ele informa ainda que todas as paróquias da Diocese estabeleceram dias e horários dentro de um cronograma especial para a Hora Santa, quando as orações serão dirigidas pela Igreja e suas vocações. E foi solicitado também que nesse mês vocacional, antes das missas celebradas, sejam rezadas as 10 Aves-Marias pelas vocações e, em algum momento da celebração, a oração pelas Vocações. “Não podemos esquecer que nossa Mãe Santíssima é modelo de toda a vocação. Maria deu o seu “sim” e aderiu plenamente ao projeto de Deus”, refletiu padre Eder.

Semana Nacional da Família - Padre Eder Borges, que também é Diretor Espiritual da Pastoral Familiar, convidou para a especial programação feita para a Semana da Família, lembrando da importância da vocação matrimonial como base onde as famílias também aderem ao melhor projeto de Deus para a humanidade.

A Semana Nacional da Família acontece de 08 a 14 de agosto, com o tema “Alegria do amor na família”. Na programação, após a abertura no dia 08, haverá uma Conferência, no dia 10/08, às 20h, no Centro de Pastoral Diocesano, com a participação do Padre Felipe Konzen, assessor da Pastoral Familiar de Novo Hamburgo, e o bispo Dom Ricardo Hoepers, com o tema: "Matrimônio: Sacramento do Amor". Dom Ricardo, nosso Bispo Diocesano do Rio Grande, é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB.

Na sexta-feira, dia 13/08, às 19h30, haverá uma Noite de Oração pelas Famílias na Igreja do Bom Fim. E, por fim, o encerramento da Semana da Família, na Santa Missa, domingo, dia 14/09, às 18h na Igreja do Bom Fim, com outro momento muito especial, a 2ª Celebração do Amor.

O Setor Pós Matrimonial da Diocese está reforçando o convite para que todos os casais participem dessa programação. Mas Valdir e Elza Lopes, casal coordenador do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar, sabendo da dificuldade que ainda enfrentamos, devido à pandemia, com restrições quanto ao número de pessoas nas celebrações, reforça a importância da presença principalmente, em duas atividades: a Conferência e a 2ª Celebração do Amor que também poderão ser acompanhadas pelas redes sociais da Diocese e da Igreja do Bom Fim.