Paróquia São Luiz Rei celebrará o padroeiro em Missa Jubilar
22/08/2021

A Paróquia de São Luiz Rei irá celebrar o Jubileu da Diocese, dentro da festa do seu padroeiro, no próximo dia 25 de agosto, às 10h, no município de Mostardas, na linda Igreja Matriz, fundada no ano de 1773, em estilo barroco. Segundo o pároco, padre Andrei Luiz da Silva Rosca, os riscos ainda prementes da pandemia exigirão da comunidade católica de Mostardas um comprometimento religioso com o social.

“Neste ano, nossa Festa de São Luiz será apenas religiosa. Além de celebrar o feriado religioso na presença do bispo diocesano, Dom Ricardo Hoepers, vamos fazer um tríduo preparatório, a começar deste domingo, dia 22, às 18h. As missas de segunda e terça-feira serão realizadas às 19h30 e, na quarta-feira do feriado, acontecerá às 10hs”, informou o padre Andrei. No ano passado, houve um almoço, para levar em casa, e uma procissão motorizada, inviabilizados esse ano.

O lema de 2021 da Festa de São Luiz será o mesmo do Jubileu da Diocese, ou seja, "Jesus Cristo: ontem, hoje e sempre - Gratidão e Missão". Em cada noite do tríduo, será meditada e rezada uma dimensão do lema: no domingo, “o ontem”; na segunda, “o hoje”; na terça, “o sempre”. Na missa festiva do padroeiro, presidida por Dom Ricardo Hoepers e concelebrada pelo padre Andrei, será refletido sobre “Gratidão e Missão”.

São Luiz era Rei da França e lutou para libertar a Terra Santa das mãos dos turcos. Ele fundou hospitais e mosteiros e gostava de convidar a sentar-se à sua mesa São Boaventura e Santo Tomás de Aquino. Entre suas maiores preocupações estava pacificar, reconciliar os inimigos e acabar com os conflitos. Durante toda a sua vida, São Luís IX esforçou-se para que reinasse a justiça e a paz na sua existência de santo e estadista. Os soberanos da Europa apelavam à sua sabedoria.

O dia 25 de agosto é o aniversário da sua morte e tornou-se a sua festa canônica. O Rei da França foi um dos primeiros leigos a ser canonizado. São Luiz é conhecido pelo seu senso de justiça e pelo seu amor a Deus e aos pobres. Os símbolos, com os quais é representado, são a Cruz, a mão da Justiça e o cíngulo dos Terciários Franciscanos, dos quais ele é o Santo Padroeiro.