Vigília nortense para vocações leigas encerra mês vocacional diocesano
28/08/2021

A programação diocesana no mês dedicado às vocações caminha para seu encerramento, com a Vigília Vocacional, neste sábado, dia 28 de agosto, às 19h, na Igreja Matriz São José, em uma atividade conjunta com o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese do Rio Grande. Mas, conforme informou o padre auxiliar da matriz nortense, Marciano Pozzebon, no domingo também haverá uma Tarde Vocacional na paróquia, das 16h às 19h, encerrando com a Santa Missa na Igreja Matriz.

Depois de terem sido celebradas as vocações dos ministérios ordenados e diaconal, matrimonial, religiosos e religiosas, nessa última semana são lembradas as Vocações Leigas. Padre Eder Borges, coordenador do SAV, avaliou que as atividades serviram para enaltecer, com singelas celebrações, todos aqueles que de alguma forma contribuem com seu testemunho para a Igreja de Cristo. “Como sempre nos é dito, muitos são chamados, mas poucos dão o seu sim para a messe cada vez maior nesse mundo de contrastes. É preciso mostrar a importância daqueles que atendem às suas vocações e, com elas, ajudam a resgatar tantos irmãos que andam perdidos em suas vidas”, refletiu padre Eder Borges.

Já para o padre Luiz Fernando Silva da Matta, pároco da matriz de São José do Norte, refletir sobre o apostolado leigo neste sábado é tão significativo quanto as demais vocações, pois a grande maioria da comunidade católica é representada por cristãos leigos, que atuam em trabalhos voluntários, atingem a vida do próximo, nas pastorais, nos movimentos e até em missões fora da Igreja. “Os leigos assumem, voluntariamente, uma série de atividades fundamentais, sem as quais, inclusive, as paróquias teriam muitas dificuldades de funcionamento”, lembrou o padre.

Ele refletiu ainda que é na relação entre leigos e padres que a missão se traduz na forma mais plena, no dia a dia da Igreja. “Nas confissões e, em muitos casos, por meio de aconselhamentos espirituais, essa relação é fortalecida”, explicou ele, considerando que, nos dias atuais, nos difíceis momentos que estamos vivendo, se exige avançar no campo da melhor compreensão do humano, sempre sob o auxílio do Espírito Santo.

“Não se deve deixar em um segundo plano, a capacidade de escuta a um irmão leigo, pois isso, com certeza, os auxiliará em uma melhor experiência de Deus”, afirmou o pároco da Matriz São José, frisando que é cada vez mais importante a acolhida dos que procuram uma direção espiritual. E alertou que existe uma diferença grande entre ser um psicólogo e oferecer o aconselhamento espiritual. Segundo ele, a ferramenta utilizada nesse último caso é a Palavra de Deus. “Quem a recebe de forma caridosa pode, muitas vezes, enxergar com mais clareza as dificuldades que está enfrentando e como desatar os nós que por ventura esteja vivenciando em sua vida”, explicou.

Os leigos, conforme padre Fernando da Matta, são parte essencial da Igreja e, por isso, acredita que o tema da animação vocacional do Brasil, em 2021, teve um profundo significado. Inserido na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, do Papa Francisco, “Cristo nos salva e nos envia”, mostra que só por meio de Jesus, podemos ter a cura da forma mais ampla, ou seja, aquela que passa por um novo modo de viver. “À luz dessa verdade, os leigos são enviados em missão, para ampliar essa comunidade cristã pelo mundo”, destacou.