Legião de Maria comemora o seu centenário no Santuário de Fátima
03/09/2021

No dia 07 de setembro, a Legião de Maria estará completando 100 anos da sua fundação em Dublin, na Irlanda, por Frank Duff, juntamente com um grupo de senhoras e o padre Michael Toher. Em Rio Grande, este momento de alegria e ação de graças será comemorado com uma missa festiva, celebrada por Dom Ricardo Hoepers, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Péterson de Figueiredo, diretor espiritual da Legião de Maria na Diocese, e Gil Pereira Jr., diretor espiritual do Praesidia dos Jovens, às 18h30, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Para o padre Péterson de Figueiredo, reitor do Santuário de Fátima e anfitrião da comemoração local, a Legião de Maria é esse grande exército de irmãos e irmãs, filhos e filhas de Deus que têm uma Mãe que protege e intercede por nós. Ele reforçou que esse exército está sempre em ordem de batalha, como diz a música conhecida por todos, nesse mundo terreno e também no espiritual, para buscar cada vez mais uma proximidade com Deus.

Como a Mãe Santíssima sempre leva ao seu filho Jesus todos os pedidos daqueles que recorrem a Ela, o principal ponto do trabalho da Legião de Maria, para o seu diretor espiritual, “é estar sempre em busca desse encontro com Cristo, esse Deus que se fez homem e habitou entre nós, que nos trouxe a salvação”. Por isso, padre Péterson acredita que o Centenário é tempo de reforçar esta busca e a devoção a Maria, revigorando a prontidão de irmos ao encontro de Deus através da Mãe Santíssima. “Esse momento é de celebrar e agradecer. Que esse exército cresça cada vez mais, demonstrando a fé de ser um legionário, a fé em Maria que nos leva a Jesus”, exortou.

Conforme Sônia Mattos, secretária do Comitium Legionis de Rio Grande e São José do Norte, diante da pandemia que ainda exige cuidados e protocolos, será uma celebração modesta, coerente com o espírito da Legião. Na programação, haverá uma Vigília de Ação de Graças, realizada pelos legionários, no próprio dia 07, a partir das 13h até o horário da missa, com a oração do rosário. “Esperamos que seja uma tarde alegre com muitas músicas em louvor a Nossa Senhora”, convidou.

A “Legião de Maria” é uma associação de católicos leigos, sob o comando de Maria Imaculada Medianeira de Todas as Graças. Os legionários fazem o propósito de nutrir profunda humildade, obediência, oração, paciência, amor corajoso a Deus e aos irmãos, procurando espelhar-se nas virtudes de Nossa Senhora. A catequese, pregação do Evangelho, visita aos enfermos, às famílias e idosos são alguns dos campos de atuação dos seus membros. Só em novembro de 1925, Frank Duff estabeleceu o título de “Legião de Maria” para designar todos os grupos subordinados à Associação de N. Sra. da Misericórdia. Ele transportou para a Legião a estrutura da organização do exército romano, marcando, assim, o início de uma batalha divina contra a propagação do poder do mal sobre a Terra, dentro do espírito próprio de Maria Santíssima.

Busca pelos jovens - O Comitium Legionis de Rio Grande e São José do Norte conta com cerca de 100 membros ativos. Conforme Sônia Mattos, o primeiro Praesidium (grupo) foi fundado em Rio Grande no ano de 1964, “um importante legado deixado pelos legionários que já faleceram e muitas pessoas que cruzaram nossos caminhos no curso de nossas obras apostólicas. Lembramos com gratidão os bispos, sacerdotes e religiosos que apoiaram a Legião ao longo dos anos, especialmente o Padre João Pozzolo que foi Diretor Espiritual por mais de 40 anos”.

Para Sônia Mattos, todos os legionários concordam que a associação os ensinou muito, permitindo ganhar muitas graças. Nesse sentido, “o centenário também deve encorajar na busca de novos membros, cujas vidas poderiam ser grandemente enriquecidas, incluindo os jovens”. Ela frisou que, acima de tudo, esse momento do centenário será para agradecer a Deus e à Nossa Senhora pelas milhões de graças desde a fundação da Legião de Maria.

Para a presidente da Curia Juvenil Regina Carmeli da cidade do Rio Grande, Juliane Carvalho Jatathy, a Legião de Maria afirma na vida do jovem a importância da virtude da fé, que somente Maria praticou no mais alto grau. “A alegria e a determinação em servir é um auxílio e instrução para o amadurecimento do legionário em todas as suas ações, sejam elas na igreja, no trabalho, na escola ou em casa”, destacou. Para ela, a Legião de Maria Juvenil renova o sentido de disciplina e dever, que quando se refere a Maria e à Legião, tornam-se palavras muito significativas para o jovem. “Acredito que o que mais atrai o interesse do jovem na Legião é o modo de expressar suas características e colocar seus dons a serviço de Deus e do próximo, dando direção de suas atividades para viver em santidade”, concluiu.

Texto: Lucilene Zafalon / Pastoral da Comunicação Diocesana