Legislativo Municipal homenageia a Diocese do Rio Grande
11/09/2021

Em sessão solene, no último dia 10/09, a Diocese do Rio Grande recebeu do Legislativo Municipal, voto de louvor pela importância e feitos nos 50 anos de existência, uma homenagem conforme requerimento do Vereador Júlio Cesar Pereira da Silva. Em seu pronunciamento, Júlio Cesar lembrou o cenário de profundas alterações seculares e religiosas no período em que foi criada a Diocese, que certamente contou com a ação do Espírito Santo sobre aqueles que se mobilizaram na época.

Dois momentos especiais marcaram o evento, como um vídeo das irmãs carmelitas, diretamente do Mosteiro São José, cantando a Salve Regina, uma tradição do Monte Carmelo. Em outro vídeo, o bispo emérito Dom José Mário Stroeher fez uma bela apresentação da história da Diocese e da atuação do primeiro bispo Dom Frederico Didonet. O vereador Miguel Degani, que é integrante da Obra Missionária e fundador da Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida, agradeceu a Dom José Mário por permitir o uso do sacrário no Esquadrão da Vida, permitindo o encontro com Cristo às pessoas em reabilitação. Já o vereador Júlio Lamim ressaltou o foco de união e pacificação da Diocese e a sua importância, enquanto organização religiosa, contribuindo ao conforto espiritual das pessoas, principalmente nesse momento de pandemia. O Secretário Municipal de Relações Institucionais Cláudio Diaz, por sua vez, enalteceu o incansável trabalho de evangelização e o carinho pelo bem comum.

Alguns integrantes da Diocese também foram homenageados, como Dom José Mário, pelos 30 anos de trabalho como bispo, que agradeceu, justificando que, ao longo da vida, cada um tem que ir construindo e fazendo a sua parte. Em seguida, padre Péterson Pedroso de Figueiredo, ecônomo da Diocese; padre Gil Raul Pereira Junior, vigário geral e chanceler; Irmão Jader Luiz Henz, da Comunidade Marista, além dos diáconos permanentes João Luiz Maiato, Cláudio Teixeira do Nascimento, Carlos Augusto Ricarte, Celso Krause Pereira (ex vereador) e Hiromi Daniel Kikuti.

Ao ser homenageado, o atual bispo diocesano Dom Ricardo Hoepers agradeceu a oportunidade, destacando os 30 anos de incansável trabalho de Dom José Mário. Após, leu os nomes da comissão Pró-Diocese, publicados no extinto Jornal Cruzeiro do Sul. Ele lembrou que na mesma bula papal de São Paulo VI em 1971, foram criadas as Dioceses do Rio Grande, de Cruz Alta e de Erechim. Lamentando que muitos projetos de comemoração do Ano Jubilar tiveram que ser anulados por causa da pandemia, resumiu que a Diocese é o resultado da importância de um povo de Deus a caminho, isto é, de pessoas dispostas e comprometidas a ajudar desde os seus primórdios, sendo que a Catedral de São Pedro representa a perseverança desse povo que nunca desistiu.

Mas ponderou que agora é hora de pensar na missão para os novos anos. E frisou que não podemos mais trabalhar sozinhos, se propondo a fazer um trabalho conjunto em prol do bem comum. O bispo informou aos presentes que esse propósito está coadunado com o Sínodo convocado pelo Papa Francisco e que será aberto durante a Romaria Diocesana de N. Sra. de Fátima, no próximo 10 de outubro. Seu lema é justamente Comunhão (na mesma direção), Participação (vamos nos encorajar e contribuir em prol do bem comum) e Missão (jamais nos desanimar e acreditar que uma sociedade mais justa é possível).

No fechamento da sessão solene, o prefeito municipal Fábio Branco disse ser uma homenagem muito justa para a Diocese, considerando a importância da fé no dia a dia “para nos agarrar e acreditar que vamos vencer”. O prefeito enalteceu o discurso de união de Dom Ricardo, afirmando essa real necessidade para uma sociedade mais justa. E exemplificou com a própria iniciativa no Projeto Pacto pela Vida, proposto por Dom Ricardo durante a pandemia para arrecadação de alimentos às famílias em situação de risco no município. Presidindo a sessão solene, o vereador Filipe de Oliveira Branco, presidente da Câmara, avaliou que Dom Ricardo é uma pessoa iluminada que traz um espírito positivo para qualquer ambiente onde está, solicitando a benção final do bispo para encerramento da sessão solene.

Lucilene Zafalon / Pastoral da Comunicação Diocesana

Fotos: Comunicação Prefeitura Municipal do Rio Grande