47ª Romaria Diocesana de Fátima estará em comunhão com sínodo da Igreja
21/09/2021

A 47ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Fátima acontece no próximo dia 10 de outubro, tradicionalmente no segundo domingo do mês, com uma Missa Drive-In, como no ano passado, às 10h, no estacionamento do Praça Shopping Rio Grande, entrada pela Rua Saturnino de Brito. Ao final, haverá carreata até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Rua General Canabarro, nº 401, onde veículos e pessoas serão abençoados.

Conforme o padre Péterson Pedroso de Figueiredo, reitor do Santuário e coordenador da Comissão Organizadora da Romaria, a fórmula encontrada no ano passado, devido à pandemia do Coronavírus, funcionou muito bem e não deixou passar em branco esse importante evento que agora, inclusive, está reconhecido no Calendário Oficial de Eventos do Estado do RS. “Na edição anterior, houve um limite de 500 veículos, mas esse ano, a partir da experiência, foi possível redimensionar para 800 carros, sendo que os adesivos necessários para acesso ao local do evento já estão sendo distribuídos nas secretarias das paróquias da Diocese”, informou o padre.

O Lema da Romaria Diocesana em 2021 é “Com Maria, Fratelli Tutti”, inspirado na Carta Encíclica do Papa Francisco sobre a fraternidade e a amizade social. Segundo o padre Péterson Figueiredo, também está em união com a abertura em Roma do Sínodo da Igreja, na mesma data da Romaria, com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. Ele explicou que esse Sínodo terá um caráter diferente, trazendo um grande desafio para todas as dioceses do mundo. “Em uma modalidade inédita, o Papa Francisco propôs que a primeira fase do Sínodo seja vivida em trabalho de escuta em cada diocese, antes de ser alargada ao âmbito continental”, explicou o coordenador da Romaria.

Por isso, durante a Romaria, o bispo diocesano Dom Ricardo Hoepers propôs a participação especial de cada representante de paróquia da Diocese, para que possam receber das mãos de Maria Santíssima, o convite de adesão a esse projeto sinodal, cujo objetivo é a escuta real do Povo de Deus, garantindo o engajamento de todos. “E para que haja essa comunhão esperada pelo Papa, nós da Romaria iremos rezar pela necessária fraternidade e amizade social”, resumiu o padre. A fase continental final do Sínodo será em outubro de 2023, em Roma, quando deverá reunir todas as contribuições da Igreja Católica.

Os adesivos dos veículos dos interessados em participar na Romaria já estão sendo distribuídos pelas paróquias da Diocese do Rio Grande. Sem o adesivo de identificação, nenhum carro poderá ingressar no estacionamento do Shopping, onde ocorrerá o evento. Como todo ano, haverá uma novena preparatória no período de 01 a 09 de outubro, sempre às 18h30, inclusive sábado e domingo, no Santuário de Fátima, com o limite de participação previsto no decreto municipal.

Toda a novena, bem como a missa da Romaria, serão transmitidas pela página do Santuário www.facebook.com/snsrafatima e em outras mídias da Diocese. Esse ano, também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis destinados à Pastoral da Caridade da Diocese, com uma estrutura auxiliar de recebimento das doações durante o evento.

Texto: Lucilene Zafalon / Pastoral da Comunicação Diocesana