Na Semana Nacional da Vida, um convite: Que a família seja um Santuário de Deus
29/09/2021

A celebração em Rio Grande da Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro acontecerá de 01 a 08 de outubro, com o tema “Família Santuário da Vida”, destacando a importância da igreja doméstica, e o lema “Os filhos são bênçãos do Senhor; os frutos do ventre, um mimo do Senhor” (Sal 127 126,3), onde se aponta para o quão maravilhosa é a vida.

Segundo Roberson e Renata Pardo, casal cooperador do Serviço à Vida, setor mais novo da Pastoral Familiar Diocesana, essa iniciativa tem orientação e apoio do presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, que é incansável na luta a favor da vida. “Nossa principal missão, informou Roberson Pardo, é a conscientização do maior número de pessoas quanto à valorização da vida humana, desde seu início, a concepção, até seu fim natural. Pois a vida é um dom de Deus, que nos presenteou por amor e nós temos o dever de cuidá-la”.

Renata Pardo, por sua vez, explicou que são realizadas algumas atividades, durante o ano, mas o objetivo principal desse novo setor na Pastoral Familiar é movimentar a Semana Nacional da Vida, destinada a essa conscientização. “Ela é muito importante no âmbito familiar, pois tratamos sobre diversos assuntos, como o apoio à gestante para que tenha uma geração plena, lembrando que as duas vidas importam. Falamos sobre adoção, pois os filhos nascem no coração, e lembramos ainda dos cuidados a quem nos cuidou, nossos idosos. E tantos outros assuntos familiares que envolvem a vida humana”, enumerou.

Programação – Essa semana especial, chancelada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), está inspirada, esse ano, na carta encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II. No texto, de 1995, sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, São João Paulo II reitera a vocação da família para ser “constitutivamente santuário da vida”.

Na programação de Rio Grande, haverá uma live de abertura no dia 01 de outubro, às 20h, sobre “O valor incomparável da pessoa humana”, tema a ser desenvolvido pelo padre Claudio Vicente Imming, de São Leopoldo. No dia 02, às 19h, acontece a Missa de Abertura na paróquia São Judas Tadeu, celebrada por Dom Ricardo Hoepers.

No dia 07, às 20h, está prevista a palestra “Anunciar o Evangelho da Vida”, proferida pelo casal Luciano e Ana Cristina Bertasi, ambos profissionais atuantes no Hospital Universitário da FURG e egressos do XXIX Curso da União de Famílias do Movimento Apostólico de Schoenstatt. E por fim, no dia 08 de outubro, Dia dos Nascituro, às 18h, a Missa da Esperança na Catedral de São Pedro, presidida por Dom Ricardo Hoepers. Todos esses eventos serão transmitidos pelo facebook da Diocese do Rio Grande.

Os organizadores do evento também pretendem que haja uma ação concreta das dioceses, paróquias e comunidades católicas, as quais estão convidadas a um engajamento pela vida. A proposta é que no dia 01/10, os sinos das igrejas sejam tocados nos horários das 12h, 15h e 18h, em sinal de Alegria pela Vida. E no encerramento, dia 08/10, dia do Nascituro, que todos os católicos possam acender o maior número de velas em sinal de esperança. E também rezarem a Oração do Nascituro, conforme a imagem anexa a essa matéria.

Roberson Pardo entende que esse trabalho de conscientização sobre a cultura da vida só é possível se as famílias católicas forem abertas à vida, pois sozinhos nada se consegue atingir. E nesse sentido, como amparo a esse objetivo, pediu “que Jesus, Maria e José abençoem a todas as famílias católicas para que possam ser exemplos de família Cristã a todas as outras famílias e que essa bênção se estenda a elas também”.

Para Dom Ricardo Hoepers, a Semana Nacional é um convite para todos os católicos se dedicarem a uma especial reflexão em prol da vida desde a concepção até o seu fim natural, por meio da oração, da escuta da Palavra e da solidariedade para com os mais vulneráveis. “E nada mais coerente que isso seja feito nas nossas Igrejas domésticas, em nossas famílias, Santuários da Vida”, salientou. Considerando que Deus convida toda família a ser seu Santuário, Dom Ricardo entende que promover, defender e cuidar da vida é uma verdadeira escola. “Portanto, está na hora de reconhecermos os traços do amor de Deus na história das nossas famílias, para que a Vida seja sagrada, inviolável e se respeite toda sua dignidade, desde a concepção até seu fim natural”, destacou o bispo de Rio Grande.