Novena da Romaria Diocesana de Fátima começa nessa sexta-feira
30/09/2021

Como ocorre anualmente, antecipando a Romaria Diocesana no próximo dia 10 de outubro, haverá uma novena preparatória, de 01 a 09, no Santuário de N. Sra. de Fátima, localizado na Rua Gal. Canabarro, 401, sempre às 18h30, com a participação de vários párocos e comunidades convidadas, devido ao caráter diocesano do evento. Segundo o reitor do Santuário, padre Péterson de Figueiredo, essa preparação devocional traz uma especial reflexão sobre o lema “Com Maria, Fratelli Tutti”.

“Não poderia ser mais inspirador no atual momento, a encíclica do Papa Francisco, conhecida por ‘Fratelli Tutti’, que quer dizer: ‘Somos todos irmãos’. Uma verdadeira proposta de fraternidade”, explicou o padre, informando ainda que o Papa a propõe como um valor central das relações, não somente entre os humanos, mas entre todas as demais espécies e o planeta.

Para o padre Péterson, a situação de risco em que vivem milhares de famílias, acirrada pela pandemia, além do que se tem visto de desastres naturais no Planeta, exigem que se reflita profundamente sobre essa expressão que era usada por São Francisco de Assis ao se dirigir a todos para lhes propor uma forma de vida com sabor do Evangelho (FT 1). “Somos todos irmãos e nessa fraternidade proposta, a caminhada fica ainda mais rica com a companhia de Maria, nossa Mãe e Protetora”, considerou o padre”.

Na programação da Novena, está previsto:

Celebrante

Comunidade Convidada

01 (sexta) - Pe. Waldemar - Catedral São Pedro

02 (sábado) - Pe. Giribone - Obra Missionária

03 (domingo) - Pe. Marciano - Com. Renascer no Espírito

04 (segunda) - Pe. Cristiano - Jovens de Nazareth

05 (terça) - Pe. Luiz Fernando - Paróquia São José

06 (quarta) - Pe. Frei Paulo - Paróquia do Carmo

07 (quinta) - Pe. Gil Raul - Colégio São Francisco

08 (sexta) - Pe. Rômulo - Paróquia Medianeira

09 (sábado) - Dom José Mário - Legião de Maria

No dia 10, domingo, ocorre a Missa Drive-In, às 10h, no estacionamento do Praça Shopping Rio Grande, entrada pela Rua Saturnino de Brito. Após, uma carreata retorna ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde haverá a bênção final. Esse ano, a capacidade é de 800 veículos, que deverão ter os adesivos de identificação da Romaria, já disponíveis nas Secretarias das Paróquias da Diocese.

Uma novidade na Novena será o “Bazar do Santuário”, onde poderão ser adquiridos objetos religiosos, como canecas, lenços e camisetas com a imagem da Nossa Senhora e também alguns produtos das quituteiras do Santuário. A arrecadação será revertida para os custos de organização do evento. Mas o padre Péterson lembrou que a comunidade já está de olho em 2024, quando será celebrado meio século de Romaria, o qual irá merecer uma atenção especial dos devotos.

Tanto as missas da novena como a da Romaria serão transmitidas pela página do Santuário www.facebook.com/snsrafatima e outras mídias da Diocese. Esse ano, também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis destinados à Pastoral da Caridade da Diocese, com uma estrutura auxiliar de recebimento das doações durante o evento.

Texto: Lucilene Zafalon / Pastoral da Comunicação Diocesana