47ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Fátima acontece neste domingo
07/10/2021

Tudo pronto para a 47ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Fátima que acontece neste domingo, 10 de outubro, com uma Missa Drive-In, às 10h, no estacionamento do Praça Shopping Rio Grande, entrada pela Rua Saturnino de Brito. O evento, que já faz parte do Calendário Oficial do Estado do RS, teve um aumento na sua capacidade de recepção de romeiros, de 500 para 800 veículos, os quais deverão estar devidamente identificados com os adesivos alusivos à Romaria.

“É o nosso passaporte de entrada que está sendo distribuído em todas as paróquias da Diocese”, informou o padre Péterson de Figueiredo, reitor do Santuário e coordenador da Romaria. Essa identificação é necessária, segundo ele, para uma melhor ocupação do espaço físico, sem ocorrência de transtornos. Algumas pessoas estão questionando que gostariam de participar, mas não têm veículos e, assim, iriam a pé. Mas o padre explica que isso não é possível, pois ainda estamos sob os protocolos previstos para controle da pandemia. Então sugeriu que seja solicitada carona solidária nos carros de outras pessoas conhecidas.

O Lema da Romaria Diocesana em 2021 é “Com Maria, Fratelli Tutti”, inspirado na Carta Encíclica do Papa Francisco sobre a fraternidade e a amizade social. Nesse ano, haverá uma complementação especial que é a abertura do Sínodo da Igreja, com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. Um representante de cada paróquia da Diocese estará presente, durante a Missa Drive-In, para marcar o compromisso de participar desse grande desafio sinodal para todas as dioceses do mundo, da escuta real do Povo de Deus, garantindo o engajamento de todos.

Ao final da celebração eucarística, por volta das 11h30, haverá carreata de retorno até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, pelo trajeto: Rua Jockey Clube – Rua Comendador Henrique Pancada – Avenida Portugal – Rua Aquidaban – Rua Marechal Floriano – Rua General Neto – Rua Dr. Nascimento, finalizando na Rua General Canabarro, 401, quando então os veículos serão abençoados.

Para quem não puder participar da Missa Drive-In da Romaria, haverá transmissão ao vivo pela página do Santuário www.facebook.com/snsrafatima e em outras mídias da Diocese. Esse ano, serão arrecadados alimentos não perecíveis destinados à Pastoral da Caridade Diocesana, com uma estrutura auxiliar de recebimento no evento. Por isso, traga sua doação para ajudar os mais necessitados. Outras informações podem ser obtidas com a Secretaria do Santuário, pelo telefone 3035-3075.

Texto: Lucilene Zafalon / Pastoral da Comunicação Diocese do Rio Grande