Santo Passeio em Tavares motiva jovens e crianças na oração
19/10/2021

O 1° Santo Passeio de Caminhada e Ciclismo, em honra a N. Sra. Aparecida e ao Beato Carlo Acutis, aconteceu no último dia 12 de outubro, organizado pela Catequese e o Movimento Eterna Semente da Paróquia Santo Antônio, no município de Tavares. O padre Márcio Gonçalves puxava não só as orações a Nossa Senhora Aparecida, pedindo proteção ao município, como também liderava as coreografias e brincadeiras com os jovens e as crianças. Para o pároco, foi muito gratificante estar junto com a turma, principalmente os jovenzinhos, que uniram a alegria de uma tarde festiva com oração e devoção.

O grupo de 80 participantes entre crianças, jovens e adultos, saiu às 14h de frente da paróquia Santo Antônio, com a benção do padre. Após uma nova parada estratégica na praça da cidade para nova oração e assim, seguindo o passeio até a comunidade das Capororocas, em frente da capela São Luiz Gonzaga. Lá ocorreram brincadeiras e danças junto com o padre, além do descanso e um merecido lanche, com a doação de 120 cachorros quentes pela comunidade. Depois o retorno para a matriz.

Nesse total de cerca de 10 km, muitos adultos acompanharam o passeio em gratidão por graças alcançadas. Para Veridiana Pagano, da catequese da paróquia, essas atividades são uma forma de engajar as crianças e os jovens na igreja. “A cada atividade paroquial que desenvolvemos, observamos o aumento no número dos jovens participantes e a paixão das crianças pela igreja”, destacou com satisfação.

Ela explicou ainda que a ideia do passeio foi da tia Aline Pedone, do Eterna Semente, e surgiu durante um encontro do “Ser de Maria” (um novo movimento formado por jovens casais que se reúnem para rezar). “Vimos que, em nossa cidade, não temos atrativos para a nossa juventude. Então resolvemos criar um passeio com todos os cuidados necessários e autorizado pela Prefeitura Municipal e Brigada Militar”, contou ela, complementando que a data de 12 de Outubro foi escolhida por ser um dia de Maria - Nossa Mãe querida, a Padroeira do Brasil e assim já incentivar as crianças a rezarem, e também por ser dia do Beato Carlo Acutis. “Que a vida dele seja fonte de inspiração para nossos jovens”, almejou a catequista.

E como já é meta para todos os eventos católicos na Diocese do Rio Grande, conforme proposto pelo bispo Dom Ricardo Hoepers, a equipe organizadora do Passeio em Tavares também solicitou um quilo de alimentos não perecíveis para a inscrição no evento, tendo sido arrecadados cerca de 100 quilos, os quais agora serão doados para as 50 famílias cadastradas na paróquia.

Texto: Lucilene Zafalon / Pastoral da Comunicação Diocesana