Karina Souza vence Concurso Nacional para participar da Cantata de Natal da Katholika Channel
03/11/2021

A cantora católica rio-grandina Karina Souza ganhou o concurso da plataforma Katholika Channel, para participar de um grande espetáculo ao lado dos maiores cantores católicos do Brasil, no Cantata de Natal de 2021. Com 14.140 curtidas pelo Instagram, na terceira etapa do concurso, ela conquistou o primeiro lugar entre as mulheres para esse evento anual, produzido e transmitido ao vivo pela Katholika Channel, onde participam grandes nomes da música católica brasileira, como Thiago Brado, Eliana Ribeiro, Ziza Fernandes, entre outros.

Nos próximos dias 17, 18 e 19 desse mês, a cantora rio-grandina, que tem o canal “Louvai ao Senhor”, parte de um projeto de divulgação da música católica, estará em Belo Horizonte, quando acontecerá um ensaio com todos os cantores participantes, a gravação do Cantata de Natal e uma confraternização para os músicos. Ainda não está confirmado, mas existe uma informação extraoficial de que a gravação do evento será em Brumadinho, onde houve o rompimento da barragem em 2019.

Karina Souza fez sua primeira apresentação pública, aos seis anos, em uma homenagem aos professores da Escolinha Infantil Vivendo & Aprendendo. Depois, no Marista São Francisco, também se apresentava em missas festivas do colégio. Mas foi em encontros de Movimentos da Igreja Católica, como o Eterna Semente e grupos da Renovação Carismática, onde Karina Souza situou sua maior paixão que é cantar para Deus. Ela até chegou a ter uma banda de música secular, quando estudou no Instituto Federal do RS (IFRS), mas disse ter percebido que Deus estava chamando para cantar só para Ele. “Porque toda vez que isso acontece, sinto que o meu canto tem sentido. Muito mais que levar uma voz para agradar o ouvido das pessoas, quando eu canto uma música de Deus, proporciono uma experiência Dele para as pessoas, às vezes de consolo, de esperança ou de se sentirem amados por Ele”, destaca a cantora, frisando ainda que seu coração se enche de alegria quando consegue servir a Deus dessa maneira, levando Jesus para as pessoas.

Acreditando na missão do seu dom musical, participar do Cantata de Natal de 2021 está sendo uma grande satisfação para a cantora rio-grandina. “É uma oportunidade única de poder cantar ao lado de grandes músicos católicos que eu escuto todos os dias e divulgo na minha página “Louvai ao Senhor”, por uma enorme admiração dessas pessoas tanto no quesito da unção como da técnica, da beleza que é a voz deles”. Mas ela também pretende aproveitar essa vitória para alavancar os planos de sua carreira musical, objetivo que já estava pensando esse ano, como fazer covers mais produzidos para o YouTube e lançar suas músicas autorais. “Embora haja um longo caminho, tenho certeza que essa oportunidade será uma experiência importante de divulgação do meu ministério de música, abrindo muitas portas”, avalia Karina.

Ela aproveita para agradecer a todos que a apoiaram e curtiram pelas redes sociais, nas fases do concurso que exigiam interação do público. “Não é só a realização do meu sonho. A vitória também é da nossa cidade, da nossa Diocese e até mesmo do nosso Estado, porque é muito bom ter uma representatividade rio-grandina e gaúcha num evento nacional desse porte”. Por isso, Karina Souza se sente realmente grata por todos que se uniram em prol de sua vitória, o que até mereceu um comentário do Padre Gil Junior, Vigário Geral da Diocese do Rio Grande, parabenizando a cantora, justamente por provocar essa união na Diocese. “Eu não imaginava todo esse carinho comigo. A cada mensagem de felicitação que recebo, vejo as pessoas realmente vibrando, muitas até emocionadas pela conquista, porque não é só minha e eu consigo perceber que elas se sentiram fazendo parte disso”, descreve a cantora.

Para Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese do Rio Grande, a Karina representa todos os talentos musicais da Diocese. “Ela nos orgulha muito porque estamos valorizando a música sacra e a importância de incentivar os jovens para que possam cada vez mais desenvolver o dom que Deus deu a cada um”, destaca ele.

Matéria: Lucilene Zafalon / Pastoral da Comunicação Diocesana