Comunidade da Barra prepara a 76ª Festa de Nossa Senhora da Paz
18/01/2022

A comunidade de Nossa Senhora da Paz, na 4ª Secção da Barra, pertencente à Paróquia Santa Tereza, está organizando um lindo tríduo e festa em devoção à Nossa Senhora da Paz, que já é tradicional e está na sua 76ª edição. Com o Tema: “Permanecei na escola de Maria, escuta a sua voz, segue os seus exemplos” (São João Paulo II), a missa festiva será celebrada no dia 30 de janeiro, às 10h30, pelo bispo diocesano Dom Ricardo Hoepers.

A comunidade Nossa Senhora da Paz foi fundada em 21 de abril de 1946 e o nome da padroeira foi motivado pela paz que todos ansiavam, com o final da 2ª Guerra Mundial. Para o padre Marciano Pozzebon, recém nomeado como responsável pelas paróquias de São Judas Tadeu e Santa Tereza, a veneração de Nossa Senhora da Paz, a Mãe da Paz, a Rainha da Paz ou a Nossa Senhora Rainha da Paz, títulos para a Bem-Aventurada Virgem Maria, é bem propícia também no atual momento em que estamos vivendo. “Necessitamos pedir constantemente à Mãe de Jesus e da Paz, que é nossa intercessora junto ao Pai, que não permita que o nosso coração seja aprisionado por tantos sofrimentos do dia-a-dia, pelas injustiças sociais, pelo desamor, egoísmo, opressão, desemprego, falta de saúde, desunião conjugal e familiar, maldades, invejas, que nos afastam da verdadeira paz”, convida o padre Pozzebon.

Por isso, conforme ensina o padre, todos precisam aprender na Escola de Maria e o Tríduo em devoção, que antecede a festa, irá propor justamente isso como pautas de reflexão. No dia 27/01, às 19h, o celebrante convidado é o padre Gil Junior, com o lema “Na escola de Maria, aprendamos a virtude da fé e da oração”. No dia 28/01, às 19h, será a vez do padre Péterson Figueiredo, com o lema “Na escola de Maria, aprendamos a virtude da paciência e da confiança em Deus”.

O terceiro dia do tríduo, em 29/01, será bem especial, pois haverá uma tarde inteira, a partir das 13h, para rezar Mil Aves Marias, em comunidade de fé. Às 19h, com o padre Giriboni Cardoso, haverá a missa com o lema “Na escola de Maria, aprendamos a virtude da fortaleza e da esperança no Senhor”, fechando o ciclo preparatório da Festa. O padre Pozzebon enfatiza que é na escola de Maria, com o seu olhar amoroso de Mãe piedosa, que vamos ganhar os ensinamentos necessários para nos transmitir a paz. “Somente dessa forma, estaremos operando ativamente no projeto do Reino de Deus, semeando a união e a paz entre os irmãos e irmãs”, afirma.

Às 18h do dia 30, a Festa da comunidade se encerra com a procissão de Nossa Senhora da Paz, quando o celebrante motiva os fiéis a viverem intensamente a caminhada de fé. Ela segue pelas ruas o bairro com a reza do terço e cânticos para louvar e agradecer a Deus. Quando a procissão chega na beira da praia, é feita uma oração pedindo a Deus que abençoe todos os pescadores e suas famílias, quando então a procissão retorna pelas ruas do bairro até a igreja para a oração final.

Sempre após as missas do tríduo, haverá venda de cachorro quente, para renda da comunidade. E no dia 30, após a missa, também haverá Almoço Delivery. O valor é R$ 20,00 para um cardápio delicioso, composto de frango assado, salsichão, arroz e salada de maionese.