Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
25/01/2022

Muitas homenagens a N. Sra. dos  Navegantes na Diocese do Rio Grande.

Embora a pandemia ainda esteja impactando as festas religiosas neste início de 2022, os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes estão organizando suas festas de devoção, na medida do que é permitido em cada uma das suas municipalidades. Nestes dois anos de restrições e protocolos contra a Covid, foi possível perceber que a criatividade pode ser uma grande aliada da fé.

No âmbito da Diocese, o padre Luiz Fernando Silva da Matta está à frente da 211ª edição da Festa religiosa da paróquia de São José do Norte, que esse ano, da mesma forma que no ano passado, também não poderá realizar a tradicional procissão marítima. Para o padre, ainda que cause uma certa tristeza e lamento impedir a procissão marítima, é preciso pensar na referência do tema da festa desse ano, isto é, “Com Maria, somos família na Comunhão, na Participação e na Missão”. “O fato de estarmos juntos, organizando nossas festas, do modo possível diante do atual quadro, nos une ainda mais como irmãos em Cristo”, destaca ele.

Dessa forma, os fiéis poderão participar da novena que já começou no dia 24 de janeiro e se estende até dia 01 de fevereiro com missas, às 19h30, na matriz São José, conforme programação: 24/01 Pe. Eder Borges, 25/01 Pe. Leandro (Salesiano), 26/01 Frei Paulo Prigol (carmelita), 27/01 Pe. Péterson Figueiredo, 28/01 Frei Marco Antonio, 29/01 Pe. Luiz Fernando da Matta, 30/01 Pe. Marciano Pozzebon, 31/01 Pe. Márcio Gonçalves (Tavares) e 01/02 Pe. Cleomar de Jesus.

No dia 02 de fevereiro, três grandes celebrações marcarão o dia da Festa, todas a serem realizadas na Matriz São José, iniciando às 07h30 com a Missa da Luz. A missa da Festa será às 10hs, celebrada pelo nosso bispo Dom Ricardo Hoepers. Às 16h, uma última missa de louvor, seguida, a partir das 17h, por uma procissão motorizada, com saída da igreja e seguindo pelas ruas Gen. Andréa, Gen. Osório, Ramiro Barcelos, Edgardo Pereira Velho, Júlio Miguel dos Santos, Fernando Branco Machado, Elias Amorim, Ramiro Barcelos, Edgardo Pereira Velho (bênção do hospital), Aragão Bozano, 15 de Novembro, 16 de Julho, Marcílio Dias e largo da Matriz onde os carros receberão a bênção do padre.

Já o padre Eder Borges está capitaneando a 35ª Festa em honra a N. Sra. dos Navegantes da comunidade localizada no Lar Gaúcho, pertencente à paróquia do Bom Fim. O tema “Com Maria, comunhão, participação e missão” também está em harmonia com o Sínodo em andamento na Igreja Católica desde outubro do ano passado.

Na programação, está previsto um tríduo, iniciando no próximo dia 30, às 9h, com a Santa Missa celebrada pelo Padre Eder Borges e a comunidade do Bom Fim. No dia 31, às 19h, a Santa Missa será com Padre Giribone Cardoso e o Movimento de Cursilhos da Cristandade (MCC). No dia 1º de fevereiro, às 19h, haverá a procissão motorizada saindo da capela N. Sra. dos Navegantes no Lar Gaúcho. Após a procissão, Santa Missa com o Padre Antônio Márcio e o Movimento Familiar Cristão (MFC). No dia 02/02, às 10h30, a missa festiva com o pároco Padre Eder Borges encerra a programação, seguida, às 12h, do já tradicional almoço delivery, com um saboroso cardápio de galeto, salsichão, arroz e polenta, pelo valor de R$ 25,00.

E as homenagens a N. Sra. dos Navegantes não param por aí. Lá em Mostardas, o Padre Andrei Luiz também organiza a programação da 22ª caminhada de Nossa Senhora dos Navegantes “12 Km com Maria”, no feriado municipal da localidade, no dia 02. A saída dos devotos está marcada para as 18h em frente da Igreja matriz São Luiz Rei. Às 20h, Missa pelos caminhantes, na capela do Balneário Mostardense – Praia Nova. Às 22h, haverá acolhida de Nossa Senhora e dos caminhantes em frente da Capela dos Navegantes. E assim, muitos devotos, nas mais diversas localidades, estarão recebendo essa tão especial bênção do dia 02/02/2022.