Notícias - Diocese

III Festa dos Pastorzinhos de Fátima
14/02/2022
Nessa semana, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situado na Rua General Canabarro, 401, realizará a 3ª Festa em honra aos pastorzinhos de Fátima, que nessa localidade, em Portugal, presenciaram as aparições de Nossa Senhora no período de maio a outubro de1917, sempre nos dias 13 de cada mês.


O padre Péterson Pedroso de Figueiredo, reitor do Santuário de Fátima, informa que haverá um tríduo nos próximos dias 17, 18, às 18h30 e no sábado, dia 19, às 18h, respectivamente cada dia de missa celebrada pelos padres Luiz Fernando da Matta, Gil Pereira Junior e Dom José Mário Stroeher, bispo emérito. No domingo, dia 20, às 18h30, será a Festa, pois é a data litúrgica de comemoração dos santos Francisco e Jacinta, dia da páscoa de Jacinta para o céu.


Os irmãos Francisco e Jacinta Marto tornaram-se santos, em canonização realizada pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017, durante as festividades do Centenário das Aparições. Na homilia da canonização, o Papa Francisco disse que “os três pastorzinhos ficavam dentro da Luz de Deus que irradiava de Nossa Senhora. Envolvia-os no manto de Luz que Deus Lhe dera. No crer e sentir de muitos peregrinos, se não mesmo de todos, Fátima é, sobretudo, este manto de Luz que nos cobre, aqui como em qualquer outro lugar da Terra, quando nos refugiamos sob a proteção da Virgem Mãe para Lhe pedir, como ensina a Salve Rainha: mostrai-nos Jesus! ”.


Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, logo após as aparições, respectivamente aos dez e nove anos de idade, vítimas da gripe espanhola. Já Lúcia, prima deles, tornou-se freira da Ordem das Carmelitas Descalças, e era conhecida no Carmelo como Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado. Ela viveu até seus 97 anos de idade, morrendo em 2005. O seu processo de beatificação está em andamento.


Para o padre Péterson de Figueiredo, é uma alegria para o Santuário trazer à lembrança essa bonita  história das aparições de Nossa Senhora em Fátima. “Importante destacar como aquelas crianças deram um belo testemunho de fé. Que o exemplo dos pastorzinhos nos encoraje a exercitar diariamente nossa fé em um mundo tão carente de paz e esperança”, destaca o reitor do Santuário.