59ª Assembleia Geral dos Bispos
27/04/2022

A 59ª Assembleia Geral dos Bispos abre as comemorações dos 70 anos da CNBB

Nesta semana está acontecendo a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. É a primeira etapa do encontro, no formato virtual, totalizando cinco dias de trabalho, em preparação para a segunda etapa, a ser realizada entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, de forma presencial, em Aparecida (SP).

O bispo diocesano do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, está participando do evento que abre também as comemorações dos 70 anos da CNBB. Segundo Dom Ricardo, na agenda virtual e intensa dessa semana, das 08h às 18h, será feita uma importante análise da conjuntura eclesial e social, com todas as temáticas pertinentes a esse universo. No quarto dia, o bispo de Rio Grande, que é presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, falará aos bispos sobre o 10º Encontro Mundial das Famílias com o Papa, que acontece em junho desse ano, convidando para que haja um pleno envolvimento de todas as dioceses com as programações desse 10º encontro.

Além dos debates de vários temas na pauta, nesta primeira etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos vão preparar as mensagens ao Papa, ao Prefeito da Congregação para os Bispos e ao povo brasileiro. A realização virtual do encontro, mesmo com a realidade mais controlada da pandemia, se deu pelo fato de que no planejamento do evento, o contexto ainda inspirava insegurança. Além disso, também se previu a necessária presença dos bispos nas suas dioceses. Isso porque, neste ano, foram retomadas as agendas das visitas Ad Limina, quando os bispos visitam o Papa e os organismos da Cúria Romana. Dom Ricardo estará em Roma, com os bispos do Rio Grande do Sul, no período de 02 a 06 de maio e falará em nome do Rio Grande do Sul no Dicastério da Família, Vida e Leigos.

A segunda etapa da Assembleia, no Santuário Nacional de Aparecida, de 29 de agosto a 02 de setembro, marcará o reencontro do episcopado depois de três anos do encontro anterior, em 2019. Nela, serão priorizados os assuntos que o Estatuto da CNBB e o Direito Canônico exigem presencialidade para votação, como por exemplo a aprovação da terceira edição do Missal e da atualização do Estatuto da CNBB. “Participamos com alegria dessa primeira fase da assembleia comemorativa dos 70 anos da CNBB e espero que todos possam rezar por esse momento tão importante da Igreja do Brasil”, destaca Dom Ricardo Hoepers.

Redatora  Jornalista Lucilene Zafalon