NOVENA E FESTA DE N. SRA. DE FÁTIMA TRAZ O RETORNO DA PROCISSÃO LUMINOSA EM 2022
04/05/2022

Com o tema “Maria, mãe educadora e construtora da paz” começou esta semana, a tradicional novena em honra à padroeira do Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Rio Grande, localizado na Rua General Canabarro, 401. Antecipando o aniversário de 60 anos do status diocesano do Santuário, a completar em janeiro de 2023, a novena, conforme o padre Péterson de Figueiredo, é um grande elo de ligação e fé dos devotos, demonstrando o senso de comunidade reunido na Casa da Mãe Santíssima na Diocese do Rio Grande.

A programação da novena se estende até o dia 12/05, sempre às 18h30. Vários padres e comunidades católicas foram convidados para fazerem parte desse evento de devoção: 04/05 (4ªF) – Pe. Gil Pereira Jr. (Catedral S. Pedro); 05/05 (5ªF) – Pe. Lino Mayer (Sagrada Família-Cidade); 06/05 (6ªF) – Pe. Cleomar de Jesus (N. Sra. da Penha); 07/05 (Sáb) – Pe. Péterson de Figueiredo (Comunidade Renascer no Espírito); 08/05 (Domingo das Mães) – Pe. José Giribone (Jovens de Nazareth); 09/05 (2ªF) – Pe. Eder Borges (N. Sr. Do Bom Fim); 10/05 (3ªF) - Pe. Luiz Fernando da Matta (São José); 11/05 (4ªF) - Pe. Marciano Pozzebon (São Judas Tadeu); 12/05 (5ªF) - Pe. Péterson de Figueiredo (Santuário). No último dia da novena, após a missa, haverá a Procissão Luminosa. No dia da festa, 13/05 (6ªF), quando haverá a Missa Solene da Saúde, às 12h, presidida pelo bispo diocesano D. Ricardo Hoepers, o Santuário estará aberto a partir das 08h para uma manhã de oração do rosário, organizada pela Legião de Maria, até o horário da celebração eucarística.

Com a situação mais estabilizada da pandemia neste ano, a grande novidade é o retorno da Procissão Luminosa, com a caminhada dos fiéis, em um trajeto um pouco mais estendido que o tradicional, saindo, após a missa do dia 12/05, por volta das 19h30, do Santuário, pela Rua Dr. Nascimento, até o Canalete da Major Carlos Pinto, com uma breve parada para uma bênção no Grupamento dos Bombeiros, retornando pela Rua Aquidaban, Rua General Canabarro até o Santuário. Haverá distribuição de luminárias.

Essa devoção remonta às aparições de Nossa Senhora aos três pastorzinhos, dois já canonizados – Santa Jacinta e São Francisco Marto, na localidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917, e estimulada pela colonização portuguesa local. Segundo o padre Péterson, a novena de maio já pode ser considerada uma preparação para a Romaria Diocesana anual de N. Sra. de Fátima, que esse ano ocorre em 09 de outubro, também com muitas novidades e caminhada dos fiéis.

“Nessa novena, conforme o tema proposto, queremos lembrar que Maria atuou como educadora junto aos pastorzinhos, ensinando a rezar o terço, a fazer pequenas penitências pela conversão dos pecadores. E continua sendo educadora para todos nós, enquanto Mãe que nos guia nesse mundo de tantas divergências e contradições”, destaca o padre. Ele também considera que Nossa Senhora, em 1917, já alertava para a paz que o mundo tanto precisava naquele momento, o que segue sendo uma referência para os dias atuais, quando ainda continuamos assistindo disputas entre nações, como a atual entre Rússia e Ucrânia. “Por isso, nessa novena, recorremos a N. Sra. de Fátima, para que ela, enquanto Mãe, nos eduque a sermos cada vez mais agentes atuantes para a construção da paz do mundo”, revela o padre.

Redatora Jornalista Lucilene Zafalon