Festa de São Pedro 2022 terá Missa Campal e Arraial
21/06/2022
Os devotos de São Pedro podem comemorar. Em 2022, a programação da tão aguardada festa do padroeiro da cidade do Rio Grande já começa no dia 24/06, às 15h, na frente da Prefeitura Municipal, com o grande encontro entre São Pedro, que estará retornando de uma visita pelas ilhas locais, e São João, que vem em carreata com a Rede de Comunidades São Lucas. Os dois seguem em procissão até a Catedral de São Pedro onde terá oficialmente a abertura das festividades.

A Diocese do Rio Grande e a Catedral de São Pedro estão organizando a festa do padroeiro com o maior carinho para compensar os dois anos de pandemia que exigiu um distanciamento e tratamento diferenciado aos devotos. Para o Padre Gil Raul Pereira Junior, Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese, o tema desse ano reflete muito a expectativa de todos. “Senhor, tu sabes que eu te amo” é o tema da 286ª Festa. Esta fala de São Pedro quando questionado por Jesus se ele O amava, para o Padre Gil, é o que todos os devotos devem responder também ao padroeiro nessa primeira festa pós pandemia. “Que todos mostrem seu fervor participando ativamente da extensa programação que foi preparada”, espera ele.

E olha que não vão faltar atividades. Também a partir do dia 24 até o dia 28/06, das 14h às 20h, o Largo Dr. Pio será transformado em um verdadeiro arraial, com apresentações artísticas, bandas, artesanatos, comidas típicas e até casamento na roça. A Prefeitura Municipal do Rio Grande estará apoiando o evento, com a montagem de várias tendas no largo, para as barraquinhas das igrejas e de expositores.

Já no dia 29, a tradicional procissão começa às 09h, saindo da frente da Catedral no Largo Dr. Pio, segue pela rua General Neto, General Vitorino, 19 de Fevereiro com a bênção na Colônia de Pescadores, Paranaguá, General Osório com a bênção aos hospitais, Gen. Canabarro e segue pela Francisco Campelo, com retorno ao Largo Dr. Pio, onde haverá uma Missa campal às 10h. E ao final da missa, haverá a tradicional anchova assada (sistema delivery), a partir das 12h, ali mesmo no Largo Dr. Pio (ingressos podem ser adquiridos com antecedência na secretaria da Catedral de São Pedro).
No dia do padroeiro, a programação segue até as 20h, destacando uma grande reunião de jovens na “Lagarteada das Juventudes”, a partir das 14h, com mateada, bergamota e bom papo.

Para o padre Gil Jr, além de ser o padroeiro da cidade, comemorar São Pedro é de suma importância local, por ser padroeiro dos pescadores, já que em vida, foi pescador, junto com seu irmão André. “Temos grandes colônias de pescadores na região, onde a pesca é um dos principais meios de subsistência de muitas famílias. Nesse sentido, é o momento de agradecer a São Pedro pelas graças alcançadas e a pescaria durante o ano que passou”, destaca Padre Gil. São Pedro também é o primeiro papa da Igreja.

As cidades pertencentes a Diocese como Santa Vitória e Tavares também realizam festas em honra  a São Pedro e São Paulo.

Na tradição católica,  o dia de São Pedro é comemorado no dia 29 de junho, em honra ao martírio dele e de São Paulo, e a data encerra o ciclo das comemorações juninas no Brasil.

Jornalista Lucilene Zafalon
Pascom Rio Grande