Pastoral Social Diocesana distribui cobertores do tapete solidário de Corpus Christi
22/06/2022
Durante o feriado de Corpus Christi, no dia 16 de junho, a Diocese do Rio Grande conseguiu arrecadar 1.200 cobertores no tapete solidário que se formou no trajeto da procissão, entre a Igreja Nossa Senhora do Carmo e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, pelas Ruas Benjamim Constant e Dr. Nascimento. A Pastoral Social Diocesana, com o início do inverno nesta última terça-feira, começou a distribuição dos cobertores para algumas instituições locais, como Projeto Maná (atende crianças da Vila Maria dos Anjos – antigo lixão), Comunidade Renascer no Espírito (atende moradores de rua) e Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Junior.

A campanha lançada pela Diocese do Rio Grande no dia de Corpus Christi foi uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia, de uma forma concreta. As 17 paróquias da Diocese se engajaram na proposta diocesana, se mobilizando na arrecadação e participando deste gesto de caridade e generosidade com nossos irmãos. Desta forma, parte dos cobertores serão devolvidos às Pastorais da Caridade de cada comunidade, que já atendem famílias e pessoas em situação econômica e social vulnerável.

Essa experiência da Igreja Católica local, aliando fé e solidariedade em um dos dias mais importantes do calendário católico, com a confecção do tapete solidário, já havia acontecido em Rio Grande no Corpus Christi de 2019. Só que nos dois anos posteriores, devido à pandemia, como a procissão foi em forma de carreata, haviam postos de arrecadação em pontos específicos do trajeto.

Para os integrantes da Pastoral Social Diocesana, neste momento tão dramático que estamos vivendo, com muitas famílias em situação de vulnerabilidade, torna-se imperativa a adesão de um maior número possível de instituições e organizações religiosas e sociais a estas campanhas de solidariedade. Para os cristãos, foi uma bela e didática forma de celebrar a Eucaristia, como um sinal de unidade dos cristãos e de partilha.

Jornalista Lucilene Zafalon
Pascom Diocese do Rio Grande