Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
26/01/2023

Festa de N. Sra. dos Navegantes traz em 2023, o retorno da tradicional procissão marítima!

Depois de dois anos de restrição, devido à pandemia do Coronavírus, a 212ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em São José do Norte, em 2023, trará  de   volta  a  tradicional  procissão marítima religiosa, que costuma reunir muitos devotos. “Maria nos conduz ao caminho da Fraternidade, da Comunhão e da Missão” será o tema de reflexão da novena preparatória da festa, que já está em andamento, desde o último dia 24/01, prosseguindo até o dia a 1º/02, sempre às 20h. Mas todos os dias, as orações começam bem cedo, com o terço matinal às 7h30. A abertura da novena foi marcada por uma procissão motorizada.

Em 02 de fevereiro, Dia da Festa de N. Sra. dos Navegantes, uma extensa programação está prevista, com diversos eventos religiosos, iniciando às 07h30, com a Missa da Luz. Às 10h30, ocorre a Missa Festiva. E a programação da tarde começa com a tão esperada Procissão Marítima, às 15h, seguida da Missa de Louvor 16h, na matriz São José. Ao final, perto das 18h30, ocorre a procissão Terrestre e a bênção final, encerrando com o Baile dos Festeiros.

Conforme o pároco de São José do Norte, padre Luiz Fernando da Matta, um gesto concreto está sendo proposto para todos os dias da novena, com a arrecadação de produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de gêneros alimentícios, os quais serão enviados para o Cras (Centro de referência da assistência social) que atende famílias cadastradas naquele município.

Outros lugares de Festa: Embora a festa de São José do Norte seja a mais antiga, diversas comunidades católicas da Diocese do Rio Grande também celebram a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes.

A  Comunidade  Católica  do  Bosque  Silveira  estará  comemorando  a  sua 35ª edição da Festa, com um tríduo de 30/01 a 01/02 às 18h. No dia 02/02, haverá missa festiva às 09h, com procissão marítima às 10h30 e tainha assada delivery às 12h. A festa será encerrada às 19h com uma procissão luminosa. A Festa na comunidade começou em 1989, quando a procissão marítima entre São José do Norte e Rio Grande foi inviabilizada por exigências motivadas pelo acidente com o barco Bateau Moche, no Rio de Janeiro. Para manter as homenagens a N. Sra. dos Navegantes, um grupo de pescadores dos Bairros Bosque Silveira e São Miguel, num ato de rebeldia e fé, realizaram a procissão, dando origem à comunidade católica do Bosque Silveira.

Na Comunidade Católica do Lar Gaúcho, ligada à Paróquia do Bom Fim, ocorrerá a 36ª Festa em honra a N. Sra. dos Navegantes. O tríduo sob o tema “Maria do Sim: graça e missão”, vai de 30/01 a 01/02, às 19h. Mas o terceiro dia começa com uma procissão motorizada saindo da capela N. Sra. dos Navegantes da Marinha até a Igreja do Bom Fim. De lá, segue uma procissão luminosa até a capela do Lar gaúcho para a missa do último dia do tríduo. No dia 02/02, a missa festiva será às 10h30, com almoço na comunidade às 12h.

Na recém restaurada Comunidade Nossa Senhora da Conceição, localizada na Capilha (Taim), haverá uma missa festiva no dia 02 de fevereiro, às 16h, seguida de procissão às margens da lagoa com a imagem de N. Sra. dos Navegantes.

Mostardas em dupla festa – No  município  de  Mostardas,  a  celebração  estará duplicada, pois a Paróquia São Luiz Rei, que completou 250 anos agora em janeiro, fará a abertura de um Ano Jubilar para comemoração dessa importante data, durante a Festa de N. Sra. dos Navegantes, que será festejada em datas distintas que as de Rio Grande.  Aproveitando  o  grande  fluxo  de devotos no Balneário Mostardense, as celebrações estarão concentradas na Capela daquele balneário, com tríduo dos caminhantes, das famílias e das crianças, respectivamente nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro, às 20h.

A festa ocorre no domingo, dia 05/02, com missa festiva às 10h e participação especial de todas as 14 capelas da paróquia e festeiros de N. Sra. dos Navegantes de anos anteriores. Segundo explicou Thiago Brasil, da Pastoral da Comunicação, para marcar a abertura do Ano Jubilar, a partir de uma vela principal que ficará todo o ano na matriz, cada capela receberá uma vela jubilar para acender durante o ano inteiro durante as suas missas locais. Da mesma forma, cada grupo e movimento da paróquia também receberá uma vela comemorativa, para quando se reunirem em suas atividades, possam acendê-las e assim, todos estarem juntos à luz da igreja matriz.

Nos próximos dias, publicaremos um material especial sobre os 250 anos da Paróquia São Luiz Rei.

Lucilene Zafalon

Jornalista