Santuário de N. Sra. de Fátima convida para a 4ª Festa dos Santos Pastorinhos
16/02/2023

Na próxima sexta-feira, dia 17/02, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado na Rua General Canabarro, 401, inicia o tríduo preparatório para a 4ª Festa em honra aos Santos Pastorinhos de Fátima, Santa Jacinta e São Francisco Marto, cuja celebração litúrgica é no dia 20/02. Os pequenos irmãos videntes foram canonizados pelo Papa Francisco, em 2017, durante a Festa do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal.

O Padre Péterson Pedroso de Figueiredo, Reitor do Santuário, destaca que este ano, as orações também estarão dirigidas para a causa de beatificação e canonização da Irmã Lúcia dos Santos, prima dos santinhos Jacinta e Francisco. Ela viveu até os 97 anos, passando os últimos 50 anos de sua vida em um convento carmelita na cidade de Coimbra, Portugal. “Como ela foi a única vidente de Fátima capaz de escutar a Virgem Maria falar durante a série de aparições no ano de 1917, suas memórias escritas deram informações importantes sobre a mensagem de Fátima”, enfatiza Padre Péterson.

No final do ano passado, os postuladores da causa de Lúcia entregaram ao Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano, a “positio”, que contém testemunhos e informações detalhando a vida, virtudes e fama de santidade de irmã Lúcia de Jesus dos Santos que agora será examinada por nove teólogos. Se a evidência de suas virtudes heroicas for confirmada pelo Dicastério para as Causas dos Santos e o Papa Francisco decidir promulgar um decreto, a irmã Lúcia será designada como venerável na Igreja Católica.

O tríduo inicia na sexta-feira/17, às 18h30, com celebração do Padre Marciano Pozzebon e participação da comunidade católica São Judas Tadeu. No sábado/18 e domingo/19, as missas serão realizadas às 18h, sendo que no domingo haverá uma bênção especial para as crianças, já que os dois santos pastorinhos, Jacinta e Francisco Marto, morreram, respectivamente com dez e 11 anos, e são os santos não mártires mais jovens da história da Igreja Católica.

A celebração da Missa Festiva, na segunda-feira/20 será às 18h30, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers. Nesse último dia de celebração, haverá um momento especial de assentamento das imagens dos Pastorinhos em um novo local dentro do Santuário, facilitando a aproximação e veneração dos devotos. O Reitor do Santuário pede que todos tragam seus pedidos para serem depositados em uma urna que estará junto das imagens dos Pastorinhos e que serão abençoados no Dia da Festa. E que, além dos pedidos pessoais, todos rezem pela Causa de Beatificação da Irmã Lúcia.

O Padre Péterson vê como muito importante a proximidade dessa Festa anual dos Pastorinhos do tempo quaresmal que já se avizinha. “Os exemplos dos Pastorinhos tornam-se um relevante fundamento espiritual, pois, motivados pelos pedidos de Nossa Senhora, nos mostram a importância da oração, especialmente de rezar o terço todos os dias, somando ainda os vários jejuns e penitências que os pequenos videntes faziam. São Francisco Marto era o mais contemplativo e preferia passar o seu dia em adoração do Nosso Senhor. Já Santa Jacinta, sua irmã, demonstrava uma forte compaixão com o próximo”, relembra o padre. Ou seja, bons exemplos para todos praticarem não apenas durante a Quaresma como também na vida cristã de cada um.

Lucilene Zafalon

Jornalista Pascom RG