Dom Ricardo Hoepers é condecorado com a Ordem de Silva Paes
20/02/2023

Neste domingo, o município de Rio Grande comemorou seus 286 anos e, como já é tradicional todos os anos, realizou a cerimônia da entrega das Condecorações da Ordem se Silva Paes aos homenageados de 2023 pela Prefeitura Municipal, em frente ao monumento do Brigadeiro Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira. O Bispo Diocesano D. Ricardo Hoepers foi um dos homenageados que, pelo trabalho cotidiano, contribuíram com a construção, identidade e história do município de Rio Grande.

Há apenas sete anos nomeado como Bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo se diz lisonjeado com a outorga. Ele informa que a principal missão de um bispo é o serviço e que não poderia ser diferente em seu episcopado. “Nosso compromisso e engajamento com as causas prementes do Rio Grande são reflexos da nossa missão”, salientou, lembrando quando propôs, em 2020, uma união das lideranças locais no projeto “Pacto pela Vida – A fome não espera”, uma iniciativa solidária para ajudar as famílias em vulnerabilidade social do município durante a pandemia.

Após a entrega das homenagens, houve a também tradicional cerimônia Te Deum, na Catedral de São Pedro. O Te Deum (do latim “A Vós, ó Deus, Louvamos) é um hino cristão utilizado na liturgia católica, como parte de celebrações de eventos de louvor e ação de graças. A ação de graças é uma das formas de oração que nos faz reconhecer a bondade, a beleza e a verdade do Criador que se manifestam em nossa vida, apesar de quaisquer adversidades.

Além de Dom Ricardo Hoepers, também foram agraciados com a Ordem de Silva Paes: o Comandante do 5ª Distrito Naval Sílvio Luís dos Santos, Gustavo Dubou, Carlos Renato Savoldi, Vanda Iria Kubaski, Flávio Amado Hanciau, Renato Aldair Menezes, José Carlos Espíndola, Jussara Senna Martins, Ricardo José Gomes Henriques e Érico Brasil Ferreira Costa. A entrega das medalhas foi realizada pelo Grão-Mestre da Ordem de Silva Paes, o prefeito Fábio Branco, e pelo Chanceler da Ordem de Silva Paes, Doutor Lauro Barcellos.

Lucilene Zafalon

Jornalista Pascom RG