Ano Jubilar comemora os 250 anos da Paróquia São Luiz Rei, em Mostardas
28/02/2023

No último dia 05 de fevereiro, durante a tradicional Festa de  Nossa  Senhora  dos  Navegantes, no Balneário Mostardense, foi celebrada a abertura do Ano Jubilar  em comemoração aos 250 anos da Paróquia São Luiz Rei, completados em 18 de janeiro de 2023. A missa festiva reuniu coordenadores das 12 capelas da paróquia, bem como dos grupos de oração, movimentos e pastorais.  De  forma  singela  e  significativa, cada  coordenador  recebeu uma pequena vela jubilar comemorativa,  que foi acesa na grande vela jubilar. Esta pequena vela ficará em cada capela, assim como estará presente nas reuniões dos grupos,  movimentos  e  pastorais, a  fim  de que todos possam celebrar o Ano Jubilar, à luz da Igreja Matriz bicentenária. Já a grande vela jubilar ficará, durante todo ano, na Igreja Matriz, iluminando as celebrações jubilares.

Para  o  Padre  Andrei  Luiz  da  Silva Rosca, pároco  local  desde  julho  de  2016, a importância  dessa  comemoração  reside  no fato  de  que essa história mais que bicentenária  marca  toda  a  construção  de  uma  comunidade  de  fé.  A “Freguesia de São Luís de Mostardas” foi criada  em  18  de  janeiro de 1773, com o início da construção da Igreja Matriz São Luiz Rei. “Ou seja, tudo começou com a nossa matriz nesse território paroquial que, inicialmente, pertencia  ao  município de São José do Norte e compreendia o que hoje são os municípios de Mostardas e Tavares”, lembra  o  pároco,  destacando  que,  com  a  nova  paróquia,  a  cidade  começava se desenvolver com a chegada dos primeiros colonos açorianos e com o surgimento das primeiras casas, nas ruas paralelas à igreja.

Grandes líderes marcaram esta história, mas o Padre Simão Moser, natural da Áustria, que chegou a Mostardas em 1951, viria a se tornar uma grande liderança local. Preocupado com a fé dos mostardenses, ele liderou a criação de diversas  capelas  pelo  interior  do  extenso território paroquial, trecho que, inicialmente, percorria a cavalo para atendimento das comunidades. Padre Simão também atuou na esfera política, contribuindo para a emancipação de Mostardas, no ano de 1963. E deixou sua contribuição na saúde do município, sendo presidente do Hospital São Luiz de Mostardas,  no  período  de  29/12/1957  a  20/12/1959.  Envolveu-se  tanto  com a localidade, que solicitou a naturalização brasileira e escolheu Mostardas para viver até o fim de sua vida, tendo recebido o título de Cidadão Mostardense. Atualmente, seus restos mortais encontram-se em um memorial, dentro da Igreja Matriz, construído na restauração da igreja em 2019.

Fé e Preservação - Decorridos mais de dois séculos, o prédio histórico dava sinais visíveis que se fazia necessária uma grande reforma. Nos encontros de preparação ao Natal de 2017, caiu um pedaço do forro da igreja aos pés de uma fiel. Com isso, após uma análise técnica, a igreja foi fechada por profissionais especializados. As celebrações passaram a ser realizadas no salão paroquial e as obras de restauro foram iniciadas, como também a busca de parceiros para esta desafiadora missão. “Muitas pessoas entenderam a necessidade de preservar este belíssimo patrimônio histórico da cidade e contribuíram de forma decisiva para a restauração da Igreja mãe”, destaca o atual pároco, informando ainda que as obras duraram 20 meses e no mês de agosto, durante a festa do padroeiro São Luiz Rei, a igreja foi entregue novamente à comunidade com inúmeras benfeitorias.

Já,  em  2020,  com  o  objetivo  de  realizar  um  resgate  histórico  do  antigo cemitério da matriz, que no passado era atrás do altar-mor, foi iniciada em 20 de julho, a construção de uma capela, no mesmo local, a fim de ter um espaço sagrado para sepultar os fiéis católicos que assim desejassem. Durante a obra, descobriu-se que o altar histórico estava condenado;  então,  as  obras  da  capela foram  interrompidas,  para  recuperá-lo. Após o restauro no altar, as obras da capela foram concluídas, no mês de abril de 2022, com sua inauguração no Domingo de Páscoa.

O Jubileu pelos 250 anos da Paróquia  trará  um  período  de  muitas  festividades  e  integração  para a comunidade católica local, com uma programação recheada de atividades comemorativas, como cenáculos, viagens, shows e outros eventos, cujas datas serão  divulgadas  oportunamente. O mais importante, porém, segundo Padre Andrei, é que neste período, toda a comunidade esteja em um uníssono de oração, pelo crescimento da fé,  em  agradecimento por  todos  aqueles que foram importantes para a construção desses 250 anos de história e também encorajando os integrantes atuais  da  comunidade  a  serem  protagonistas  na construção da história futura da paróquia.

Lucilene Zafalon

Jornalista