Bispo do Rio Grande, dom Ricardo Hoepers, é eleito Secretário-Geral da CNBB
25/04/2023

O Bispo Diocesano do Rio Grande, dom Ricardo Hoepers, foi eleito na manhã desta terça-feira (25), Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2023-2027. A eleição ocorreu na 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida - SP. Para desempenhar a função na CNBB, dom Ricardo terá que deixar a Diocese do Rio Grande, mas não há informação ainda de como ocorrerá este processo e quem o substituirá, o que ocorrerá através da Nunciatura Apostólica.

Dom Ricardo, no último quadriênio, desempenhou o papel de Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB. Nascido em Curitiba, dom Ricardo Hoepers foi ordenado Bispo em 2016, logo após sendo nomeado Bispo do Rio Grande – RS. Em junho daquele ano, tomou posse na Diocese, realizando, em 2017, a Visita Pastoral Missionária, quando visitou todas as comunidades presentes nas seis cidades da diocese mais meridional do Brasil.

Com o lema “Escolhe, pois, a Vida”, dom Ricardo mantem uma dedicação intensa nos trabalhos de valorização da vida em todas as suas fases, e é referência em Bioética, tema de seu doutorado. Em âmbito regional, o Bispo teve uma grande atuação nestes anos em que esteve à frente da Diocese do Rio Grande. Conduziu o Jubileu de Ouro da Diocese e articulou projetos sociais que integraram toda cidade do Rio Grande e região para combater a fome e o frio no período de pandemia de COVID -19, além de projetos para contribuir com o crescimento social dos municípios.

Sobre sua nova função, Dom Ricardo, em coletiva de imprensa nesta manhã, disse que seu trabalho é de executivo, com a tarefa de “dinamizar, organizar e sistematizar todo o trabalho da Conferência Nacional, do Conselho Episcopal Pastoral e do Conselho Permanente”. Nos próximos dias, serão informados os processos para que Dom Ricardo deixe a função de Bispo do Rio Grande e como será a escolha do seu substituto, que será o 4º Bispo da Diocese do Rio Grande. Até então estas são as únicas informações.

Bruno Rios

Pascom Rio Grande - RS