Bispo Dom Ricardo Hoepers assume Secretaria Geral da CNBB em Brasília
09/05/2023

No período de um pouco mais de uma semana, o povo de Deus da Diocese do Rio Grande que engloba os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Tavares,
Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Chuí, recebeu a notícia da eleição e posse de Dom Ricardo Hoepers como Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na 60ª Assembleia da entidade, junto com a nova Presidência para a gestão do quadriênio 2023-2027.

Devido à posse para desempenhar a nova função na CNBB, toda a Diocese teve que se despedir de forma rápida de Dom Ricardo, pois a posse exigiu que ele assumisse imediatamente as suas atividades e obrigações como Secretário Geral em Brasília, se deslocando até lá para iniciar suas atividades no cargo para o qual ele foi eleito. Na nova função executiva, Dom Ricardo explicou que terá como tarefa “dinamizar, organizar e sistematizar todo o trabalho da Conferência Nacional, do Conselho Episcopal Pastoral e do Conselho Permanente”.

Porém, embora já tenha se deslocado para Brasília no último dia 08, Dom Ricardo Hoepers continua bispo da Diocese do Rio Grande até que o Papa Francisco
defina qual Arquidiocese onde ele será Bispo Auxiliar. Provavelmente, deverá ser na própria Arquidiocese de Brasília, mas quem define isso é o Santo Padre. Assim que o Papa Francisco confirmar o local para onde Dom Ricardo será transferido como Bispo Auxiliar, já que nenhum bispo pode ficar sem uma Diocese, então a Diocese do Rio Grande ficará efetivamente vacante, ou seja, sem um bispo.

Quando isso ocorrer, o colégio dos consultores da Diocese do Rio Grande se reunirá para escolher um administrador que irá conduzir os trabalhos na preparação para
receber o novo e 4º Bispo titular da Diocese do Rio Grande. Segundo a perspectiva da própria presidência anterior da CNBB, conforme informou Dom Ricardo, o processo deverá ser agilizado, embora não seja possível estimar em quanto tempo ele estará concluído.

Dom Ricardo, no último quadriênio, desempenhou o papel de Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB. Nascido em Curitiba, dom
Ricardo Hoepers foi ordenado Bispo em 2016, logo após sendo nomeado Bispo do Rio Grande – RS. Em junho daquele ano, tomou posse na Diocese, realizando, em 2017, a Visita Pastoral Missionária, quando visitou todas as comunidades presentes nas seis cidades da diocese mais meridional do Brasil.

Com o lema “Escolhe, pois, a Vida”, dom Ricardo mantem uma dedicação intensa nos trabalhos de valorização da vida em todas as suas fases, e é referência em
Bioética, tema de seu doutorado. Em âmbito regional, o Bispo teve uma grande atuação nestes anos em que esteve à frente da Diocese do Rio Grande. Conduziu o Jubileu de Ouro da Diocese e articulou projetos sociais que integraram toda cidade do Rio Grande e região para combater a fome e o frio no período de pandemia de COVID -19, além de projetos para contribuir com o crescimento social dos municípios.

Lucilene Zafalon
Jornalista