Papa convida a testemunhar a verdade na comunicação
20/05/2023
No domingo, 21 de maio, festa litúrgica da Ascensão do Senhor, a Igreja em todo o mundo celebra o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano, a mensagem divulgada pelo Papa Francisco, em 24 de janeiro, tem como tema “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4, 15)”.
Para o Pe. Gil Júnior, Diretor Espiritual da Pastoral da Comunicação e Eliane Ávila, coordenadora da Diocese do Rio Grande, a data se reveste de importância, pois é principalmente na parceria com os meios de comunicação e também no trabalho cotidiano dos comunicadores das paróquias que é possível divulgar projetos de comunicação baseados nos valores da fé católica e nas ações eclesiais de cada comunidade.

“Também é uma data para refletir e agradecer a dedicação e empenho de todos os comunicadores de cada paróquia, que se esforçam, diante de tantas dificuldades, para divulgar as atividades de suas comunidades religiosas”, frisa. Anualmente, o Papa Francisco escreve uma mensagem alusiva ao Dia Mundial das Comunicações Sociais. Para este ano, propõe deter a reflexão sobre o «falar com o  coração», pois o Santo Padre entende que é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora, que possibilita entrar na dinâmica do diálogo e da partilha. Desta forma, exprime sua mensagem, “... pode ter lugar o milagre do encontro,
que nos faz olhar uns para os outros com compaixão, acolhendo as fragilidades recíprocas com respeito, em vez de julgar a partir dos boatos semeando discórdia e
divisões”.

É importante destacar a observação do Papa de que nos momentos da história marcados por polarizações e oposições – de que, infelizmente, nem a comunidade eclesial está imune – o empenho em prol de uma comunicação «de coração e braços abertos» não diz respeito exclusivamente aos agentes da informação, mas é responsabilidade de cada um. Todos devemos  promover uma comunicação que não fomente aversão, não gere ódio e nem conduza ao confronto. “As pessoas necessitam refletir calmamente, embora com espírito crítico, mas essencialmente respeitoso, a realidade onde vivem”, destaca.

Para o Papa Francisco, São Francisco de Sales, Doutor da Igreja, é um dos exemplos mais luminosos deste «falar com o coração». Em 2023, se celebra o centenário da proclamação desse santo como padroeiro dos jornalistas católicos. “A sua mansidão, humanidade e predisposição a dialogar pacientemente com todos, e de modo
especial com quem se lhe opunha. Aliás uma das suas afirmações mais célebres – «o coração fala ao coração» – inspirou gerações de fiéis”, explica o Papa. O líder da Igreja Católica exorta que os agentes da comunicação “possam sentir-se inspirados por este Santo da ternura, procurando e narrando a verdade com coragem e liberdade, mas rejeitando a tentação de usar expressões sensacionalistas e agressivas”.

A Igreja está em pleno processo sinodal, e por isso, o Papa Francisco diz sonhar com uma comunicação eclesial que saiba deixar-se guiar pelo Espírito Santo, que se coloque principalmente no centro da relação com Deus e com o próximo, especialmente o mais necessitado. E não deixa de destacar, diante do dramático contexto de conflito global que estamos vivendo, a urgência de desarmar os ânimos promovendo uma linguagem de paz. Para isso, conforme a mensagem do Papa, a comunicação deve rejeitar toda a retórica belicista, assim como toda a forma de propaganda que manipula a verdade, deturpando-a com finalidades ideológicas. “Em vez disso seja promovida, a todos os níveis, uma comunicação que ajude a criar as condições para se resolverem as controvérsias entre os povos”, sintetiza.

Ensejando muitas bênçãos a todos os comunicadores da Diocese do Rio Grande, somos convidados a uma profunda reflexão sobre a mensagem do Papa,  essencialmente no quesito comunicar com o coração e com responsabilidade. “Como o Papa Francisco salienta, é um esforço contínuo, exigido a todos e cada um de nós, mas, de modo particular, pelos agentes da comunicação, a fim de realizarem a própria profissão como uma missão”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II. Em 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do
Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais, marcando a data em que seria celebrado a cada ano.

Lucilene Zafalon
Jornalista