XX CONGRESSO DA PASTORAL FAMILIAR DA CNBB - REGIONAL SUL 3
23/08/2023

A Diocese do Rio Grande pertencente ao Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à Província Eclesiástica de Pelotas, com grande honra estará sediando o  XX Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 3 de 01 a 03 de setembro em nossa cidade.

Neste ano, com o tema “Família fonte de vocações”  e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, significando  exatamente a essência da nossa vida cristã: responder ao chamado de Deus e percorrer o caminho que Ele nos propõe, em família, em comunidade, em sociedade. Por isso, vemos um caminho que sai da Igreja e para ela retorna. Do Corpo Místico de Cristo, a humanidade é chamada a testemunhar no mundo o amor de Deus que se expressa no amor familiar. Ao mesmo tempo, que as famílias, igrejas domésticas, buscam em suas comunidades eclesiais a fonte inesgotável que nutre e dá sentido ao seu amor, através da Palavra e da Eucaristia.

Todas as atividades serão realizadas no CCMar - Centro de Convívio dos Meninos do Mar da Universidade Federal do Rio Grande, situado na Rua Visconde de Paranaguá, Nº24, Centro, Rio Grande - RS.

A Diocese do Rio Grande estará acolhendo as famílias de Rio Grande, Passo Fundo, Erexim, Frederico Westphalen, Vacaria, Bagé, Pelotas, Porto Alegre, Caxias, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Os Congressos Regionais da Pastoral Familiar são momentos privilegiados de formação, de partilha de experiência, de estudo e de encontro entre os agentes da Pastoral Familiar e este não será diferente, viveremos grandes momentos com as famílias das diferentes regiões que já confirmaram presença.

Presenças confirmadas: Dom Ricardo Hoepers – Secretário Geral da CNBB e Bispo Auxiliar de Brasília; Dom Bertilo João Morsch – Bispo Referencial do Regional Sul 3 da Arquidiocese de Porto Alegre; Dom Edson Batista de Mello – Bispo da Diocese de Cachoeira do Sul; Dom João Francisco Salm – Bispo da Diocese de Novo Hamburgo; Dom Cleonir Paulo Dalbosco – Vice Presidente do Regional Sul e Bispo da Diocese de Bagé.

Entre os padres teremos da Diocese do Rio Grande Pe. Gil Raul Pereira Júnior – Administrador Diocesano e Pároco da Catedral de São Pedro, Pe. Peterson Figueiredo – Ecônomo da Diocese do Rio Grande e Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Eder Borges – Referencial da Pastoral Familiar e Pároco da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim e Pe. Andrei Rosca – Pároco da Paróquia São Luiz Rei em Mostardas.

Ainda teremos padres representando as Dioceses de Montenegro, Osório, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Uruguaiana, Caxias do Sul, Santa Maria, Bagé, Passo Fundo, Foz do Iguaçu, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Londrina e Pelotas.

E completando o time de convidados contaremos com a presença do Dr. Nelson Arns Neumann – Coordenador Internacional da Pastoral da Criança.

Na programação abaixo constam os dias e horários das atividades previstas:

01 de setembro de 2023

08h20  Apresentação das Equipes Regional e Diocesanas: Propostas e Perspectivas

09h15  Animação e Coffe-break

09h30 3ª Palestra: Corações ardentes, pés a caminho

10h30  Missa de encerramento e envio (CCMAR)

11h30  Cerimônia de Encerramento

11h55  Apresentação Carta de Rio Grande

12h00  Almoço de Encerramento

Entre os palestrantes e temas teremos:

“Discernimento: como enfrentar os dilemas morais dentro de casa?”

Assessor: Dom Ricardo Hoepers

Secretário Geral da CNBB e Bispo Auxiliar de Brasília (DF)

O Querigma do Itinerário vivencial

Assessores : Paulo Sérgio e Cármen

Casal coordenador setor pré-matrimonial da Pastoral Familiar Nacional

Pastoral Familiar no “pós lua-de-mel”: como engajar os casais na comunidade?

Assessores:  Casal Helio Dalfovo e Cintia Dalfovo

Casal coordenador Setor Pós- matrimonial Regional Sul 2

Acompanhar, discernir e integrar as fragilidades (Cap. VIII AL)

Assessor: Pe. Cláudio Vicente Immig

Coordenador de Pastoral da Diocese de Novo Hamburgo

O desafio de educar na fé

Assessores: Casal Alisson e Solange Schila

Casal coordenador da Pastoral Familiar Nacional3

Família e o serviço de animação vocacional

Assessor: Pe. Edson Pereira

Referencial da Pastoral Familiar do Regional Sul 3 e Sacerdote da Diocese de Cachoeira do Sul

Itinerário para namorados: como implantar

Assessores: Casal Thiago e Liliane Siqueira  e Casal Diego Fernandez e Francielly Mattozo

Coordenação do Itinerário dos Namorados da Diocese do Rio Grande

As inscrições podem ser feitas acessando o link: https://www.pastoralfamiliararquipoa.com/congresso

Sejam todos bem-vindos ao XX Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 3!