49ª ROMARIA DE FÁTIMA SERÁ NO PRÓXIMO DIA 08 OUTUBRO 2023
29/09/2023
49ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Fátima acontece no próximo dia 08 de outubro, tradicionalmente no segundo domingo do mês, e será precedida por
uma Novena Preparatória (programação anexa) com início no dia 29 de setembro. Para cada dia da novena, haverá um padre e uma comunidade convidados a refletir sobre o Lema da Romaria: “Com Maria, corações ardentes, pés a caminho”.

Como no ano passado, a caminhada dos romeiros no domingo, dia 08, parte às 9h, da Casa de Formação, na Av. Presidente Vargas, até o Santuário de N. Sra. de Fátima, na Rua Gen. Canabarro, 401, quando então haverá a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann.
Também o bispo de Bagé, Dom Cleonir Paulo, confirmou presença, já que as três romarias das cidades de Bagé, Pelotas e Rio Grande são consideradas interdiocesanas, com a participação de representantes e devotos das três localidades.

Para o padre Péterson Pedroso de Figueiredo, reitor do Santuário e coordenador da Comissão Organizadora da Romaria, este ano, a data da Romaria se reveste de uma importância ainda maior, pois será aberto o Ano Jubilar comemorativo aos 50 anos de realização da Romaria, a serem completados em 2024.
“Várias atividades serão realizadas durante esse Ano Jubilar, para rememorarmos essa importante devoção portuguesa em nossa comunidade católica”, destaca o padre.

Nessa programação especial, já está prevista a Romaria da Juventude Diocesana, em  novembro de 2023, e também uma exposição itinerante com cartazes, fotos e temas de todas as 49 romarias já ocorridas. A programação completa será divulgada oportunamente.

O Pe. Péterson de Figueiredo elogia a integração de toda a Diocese de Rio Grande, desde maio deste ano, durante a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora
de Fátima pelas comunidades diocesanas, nos munícípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí.
“Foi gratificante ver os párocos e devotos colocando em prática o lema da romaria. Com corações ardentes e pés a caminho, eles conduziram a imagem peregrina em escolas, locais de trabalho, asilos, casas de pessoas doentes, levando a bênção da Virgem Peregrina de Fátima. Foi, mais uma vez, uma calorosa peregrinação, pelo que agradecemos a todas as pessoas e comunidades envolvidas”, salienta.

Uma apresentação teatral acontecerá no sábado, dia 07, prometendo emocionar o público presente. Após a Missa do último dia da Novena, o Grupo de Teatro Católico Padre José de Anchieta encenará a peça inédita “Mais brilhante que o sol”, sobre as aparições em Fátima, devendo marcar a história das romarias.
“Um presente especial neste momento que iniciamos o Ano Jubilar, trazendo à lembrança dos devotos, aqueles momentos das seis aparições aos pastorinhos de Fátima”, lembra o padre.

Além da Missa de Chegada, no domingo da Romaria, como já é tradicional, haverá uma segunda celebração eucarística, conhecida como Missa da Saúde, às
15h, no Santuário.
“Neste intervalo de tempo, os romeiros aproveitam para confissões e visitarem o Bazar da Romaria, com artigos religiosos.

Durante a novena, o Grupo de Renovação Carismática estará vendendo ingressos para almoço daqueles romeiros que estão vindo de outras localidades ou ainda que preferem ficar próximo ao Santuário, participando das duas celebrações.

Lucilene Zafalon
Jornalista