Semana Santa Diocese do Rio Grande 2024
26/03/2024
Encerrada a caminhada de conversão quaresmal, iniciada na Quarta-feira de Cinzas, a Semana Santa é um momento sublime de celebrações litúrgicas católicas, que poderá ser vivido intensamente.

Todos são convidados a acompanhar os passos de Jesus na direção do Calvário e da Ressurreição.
Após as celebrações da Bênção dos Ramos, no último final de semana, a Semana Santa terá o seu ápice no Tríduo Pascal, na Quinta-feira Santa, com a Missa da Ceia do Senhor; Sexta-feira Santa, com a celebração da Paixão do Senhor e a Solenidade da Vigília Pascal, no sábado, que antecede o domingo da Páscoa do Senhor.

Para celebrar essa passagem mais que especial da vida cristã em toda a sua integralidade, a Diocese do Rio Grande apresenta três momentos muito
belos, ambos na sexta-feira, dia 29 de março.

O primeiro é a Caminhada das 7 Igrejas, que tem seu início às 7h da manhã, saindo da Com. Imaculado Coração de Maria na Presidente Vargas, percorrendo as seguintes igrejas:  Paróquia Sagrada Família - Cidade,  Santuário de Fátima, Paróquia Nosso Senhor Bom Fim, Mosteiro São José, Paróquia Nossa Senhora do Carmo e finalizando na Catedral de São Pedro.

O segundo momento é a Procissão do Senhor Morto, que conta com a participação de muitos católicos.
 A concentração será às 16h30h, em frente à Igreja Nosso Senhor Bom Fim, na Rua Duque de Caxias, com uma parada na Mitra Diocesana, na Rua 24 de Maio, para o encontro de Jesus com a sua Mãe, seguindo até a Catedral de São Pedro, onde será encerrada.

E o terceiro momento a Via Sacra encenada  pelo Teatro Padre Anchieta.
Neste ano, o teatro retoma o ideal proposto pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com o resgate da Via Sacra no centro da cidade. Esse retorno deve-se pela justificativa de maior visibilidade à população e apoio municipal.
Em uma bela e organizada apresentação, os atores voluntários foram preparados para entregar à comunidade um forte espetáculo para tocar corações, fomentar a fé e vivenciar a Paixão de Cristo.
Com início previsto para às 19h de 29 de março na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a história desloca-se até o palco principal do FestiMar no Porto Velho com acesso gratuito ao público.
No local então, acontecerá a crucificação de Jesus, ápice do Monte Calvário.