Reflexões

Mensagem de Natal 2016
Amigos e amigas!
Estes dias visitando uma Paróquia, uma criança me abordou e pediu uma benção. Então, resolvi perguntar qual era o motivo daquela benção, pois, além de perceber que era um menino de tenra idade, ele me parecia muito comunicativo e disposto a conseguir o que queria. Sua resposta foi pronta: “Tenho muita dor de cabeça... mas, acima de tudo quero uma benção pra ver se decoro a tabuada”! Claro que eu caprichei na benção, pois esse menino comoveu meu coração.

Nossas crianças estão aí, para alegra-nos, fazer-nos pensar na vida, e para mostrar que sempre é possível vencer as barreiras de nossos limites. Natal é o Deus menino que nasce para vir de encontro ao nosso coração, porque de uma criança não se pode ter medo. Deus não veio para impor-se sobre nossa história, mas para conviver conosco, e se fez criança primeiramente.

Quero pensar o Natal com as crianças, no olhar de Deus. Por favor, cuidemos de quem está mais vulnerável e, em primeiro lugar de nossas crianças fragilizadas pela crise que estamos vivendo. Uma sociedade que não olha para seus pequeninos com todo cuidado está negando a si mesma, e destruindo o seu futuro. Na inocência de uma criança se esconde a beleza da vida desvelada nas coisas simples e espontâneas. Uma criança é capaz de desmontar nossos melhores raciocínios! E, infelizmente, os que se dizem decidir por nós, são os primeiros destruidores do que é belo e simples. Vivemos a sociedade da complicação. O verbo complicar vem do latim: “plicare” que significa dobrar. Em vez de desdobrarmos a vida e mostrarmos toda a sua beleza, vamos dobrando a realidade do ser humano em pequenos compartimentos, cada vez menores, até que tudo vai perdendo o seu valor e se complicando. Dobramos tanto, que depois é mais fácil de se jogar fora! Vamos jogando fora o embrião, o feto, a criança, o deficiente, o desempregado, o morador de rua, o pobre, o dependente químico, o idoso, tudo o que é peso para a sociedade. É mais fácil jogar fora do que cuidar.

Não complique sua vida! Desdobre-se das amarras de uma sociedade que vem diminuindo o ser humano a nada. E, para viver bem o seu Natal, contemple a alegria e a naturalidade da criança que nos ensina que as coisas mais bonitas que devemos olhar, já estão ao nosso redor... é o princípio da responsabilidade de quem ama. Quem ama cuida!

Cuidemos de nossas crianças... para elas todo dia pode ser Natal!

Desejo a todos um Santo e Feliz Natal e que o Menino Jesus nos dê um coração de criança.

Dom Ricardo Hoepers
Bispo da Diocese do Rio Grande