Reflexões

Mensagem de Natal 2017

DIOCESE DO RIO GRANDE

Mensagem de Natal 2017

  

Queridos irmãos e irmãs,

 “Cristo, ontem, hoje e sempre: gratidão e missão”.

 

O Tema de nosso Jubileu nos convida a vivermos essa atitude constante de gratidão e de missão. Devemos exercitar esse olhar para valorizarmos nossa história, bem como, um olhar para frente, na perspectiva de uma Diocese melhor e missionária.

 

O Natal é um momento convidativo para esse exercício de gratidão.

 

Neste ano de 2017, foram realizadas muitas atividades e, como Igreja Particular do Rio Grande, em comunhão com o Papa Francisco, acreditamos e investimos numa Igreja em saída. Dentro de nossos propostas, também vivemos essa unidade com a Igreja do Brasil e nosso Regional, implantando nosso Projeto do Quinquênio com as cinco prioridades:

 

1) Conversão Pastoral e uma Igreja em saída;

2) Processo de iniciação cristã com uma catequese de inspiração catecumenal;

3) Discipulado missionário centrado na Palavra de Deus;

4) Revitalização das pequenas comunidades;

5) Igreja profética e misericordiosa a serviço da vida.

 

Vimos o empenho de todos para organizar os conselhos das comunidades, os conselhos paroquiais e os conselhos diocesanos, de modo que, nossa Assembleia já foi o resultado dessa representatividade e teve uma excelente participação de todas as forças vivas de nossa Igreja Particular do Rio Grande.

 

Num olhar retrospectivo não posso deixar de agradecer com imensa alegria o resultado positivo das visitas pastorais missionárias. O objetivo foi cumprido com êxito graças ao esforço dos párocos e de todas as lideranças que, com muito empenho e dedicação, conseguiram mobilizar suas comunidades para essa experiência de unidade e comunhão com o Bispo. A visita Pastoral teve uma conotação missionária e, assim, demos os primeiros passos para tornar nossa diocese um espaço de missão permanente, ininterrupta, constante.

 

Gostaria de expressar minha gratidão aos padres, em primeiro lugar, o presbitério diocesano que Deus me confiou e, do qual tenho muito carinho e afeição. Um destaque aos nossos baluartes: Pe. João Pozzolo (59 anos de sacerdócio), Pe. José Zandoná (50 anos de sacerdócio) e também nosso bispo emérito Dom José Mário Sthoeher (54 anos de sacerdócio): homens de muita garra e muita força espiritual que merecem todo nosso respeito e oração.

 

 Aos Padres Gil Raul Pereira Júnior e Péterson Pedroso de Figueiredo, as minhas orações em ação de graças pelo esforço de cada um a frente da Diocese, como Vigário Geral e Ecônomo respectivamente. Ao Pe. Nedir meu agradecimento pelo tempo que se dedicou a coordenação de Pastoral. Ao Pe. John, meus parabéns pela conclusão do curso de Psicologia. Que todos os padres diocesanos tenham saúde e perseverança e que Deus os abençoe por tudo o que fazem pelo povo de Deus.

 

Esse ano acolhemos o Pe. Rulx André Alcinéus, haitiano da congregação dos espiritanos, que passou rapidamente pela diocese mas deixou suas marcas de amizade e alegria. Agradeço também o sim do Pe. Márcio Gonçalves que administra as comunidades do Município de Tavares, preparando para a criação da futura paróquia Santo Antonio.

 

Obrigado aos nossos religiosos que, como padres, diáconos ou irmãos, fazem uma grande diferença na diocese contribuindo para a riqueza de carismas nas comunidades. Parabenizamos o Ir. Fabricio Basso, marista, pelos votos realizados e, aos irmãos maristas, nossa admiração pelo evento da PJM reunindo 1500 jovens em nossa diocese.

 

Destaco o Pe. Adriano Carminatti, pobre servo, que está partindo para outra missão no Pará: que Deus ilumine seu caminho e nossa diocese estará sempre de portas abertas para esse grande missionário. Também Frei Flávio Luis Amorim do Amaral, capuchinho, deixa a Diocese do Rio Grande para trabalhar em Pelotas: desejamos todo sucesso. Nossa gratidão também ao Ir. Aroldo Martins Filho, salesiano, pelas atividades desenvolvidas na diocese e está indo para Viamão-RS e, aproveitamos para dar as boas vindas ao Pe. Jeferson Junio Moreira, salesiano, que vem somar forças no Colégio, no serviço de animação Pastoral.

 

Acolhemos com alegria nosso presbítero Pe. Sadi Cordeiro, que termina sua missão em Manaus e agora retorna para nossa Diocese para assumir a Paróquia Santa Tereza.

 

Lembramos com pesar, neste ano a perda do Irmão Francisco Lucas de Oliveira, carmelita: homem de uma humildade e de uma doação indescritíveis na história da comunidade carmelita.

 

Minha mais alta consideração as nossas religiosas que atuam com muita intensidade nos seus carismas nos mais diferentes lugares de nosso território diocesano. Destaco um agradecimento especial as irmãs Escolares pelos anos de dedicação e zelo em Tavares, de maneira especial as Irmãs Anselma Bif e Tereza de Lourdes Sthoeher, que agora também partem para uma nova missão.

 

Nossa querida Ir. Elena Muraro, ISJC, também deixa marcas inesquecíveis na Pastoral da Saúde: incansável na visita aos lares de idosos e aos doentes, minha mais profunda gratidão e o desejo de muitas realizações na nova missão no Paraná. Nossos parabéns às irmãs de São José de Chambéry que comemoraram seus 30 anos de presença em Mostardas.

E à jubilanda do ano, Ir. Maria Henkes, franciscana de penitência e caridade, nossa admiração e alegria de celebrarmos juntos na Catedral o dom da sua vocação.

 

Um sentimento de saudade da Ir. Marilze Carbonera, do Coração de Maria, que nos deixou e partiu para eternidade. Assim também, recordamos com saudades da Ir. Martha do Menino Jesus, carmelita, que nos encantou com sua perseverança e alegria, que Deus a tenha e Santa Teresa a acolha nos céus.

 

Que o menino Jesus abençoe nossos diáconos permanentes, empenhados no serviço da diocese, nas paróquias, na pastoral da saúde e na pastoral da esperança. Acolhemos com alegria o novo Diácono Daniel Kikuti: que Deus o ilumine e toda a sua família no seu ministério. Não posso deixar de destacar a visita feita aos diáconos eméritos Pedro Medeiros e Zaldivar Rosa. Nosso profundo agradecimento pela dedicação que deram a diocese.

 

Aos nossos seminaristas minha felicitação natalina agradecendo o dom da vocação de cada um. O seminarista Éder dos Santos Borges finalizou com êxito e laudes o curso de teologia e agora vai trabalhar na Paróquia São José, em São José do Norte. O seminarista Waldemar Amaral vai atuar, no próximo ano, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, com os capuchinhos. O seminarista Marlos de Lima teve um papel fundamental nas missões diocesanas e, agora, retorna aos estudos, em Pelotas, para iniciar Teologia na UCPel, ajudando a Paróquia de Santa Tereza nos finais de semana. Acolhemos com alegria os dois novos seminaristas: Edenilson Teixeira e Wendel Bittencourt da Silva que começam um tempo de discernimento e aprofundamento vocacional na diocese. Neste próximo ano todos vamos nos comprometer de rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas e realizar em nossa diocese o projeto: “Em cada comunidade, uma nova vocação!”

 

Gostaria de pedir a oração de todos pela Frei José Frei, franciscano, da Rede de Comunidades São Lucas, que continua se recuperando de sua cirurgia em Porto Alegre e, logo estará conosco novamente, se Deus quiser. Também vamos nos unir em prece por Dom Remídio José Bohn, Bispo de Cachoeira do Sul, que enfrenta um momento muito difícil e está bem debilitado e precisa muito de nossa oração. Estamos ainda em preces pela recuperação da mãe do seminarista Eder, Sra. Zenaide dos Santos Borges, que já está em casa mas ainda se recuperando.

 

Estamos iniciando o ano do laicato e, por isso, quero destacar todos os leigos e leigas, lideranças e povo de Deus em geral, que mantêm nossas comunidades vivas e cheias de fé. Crianças, jovens, casais, idosos, voluntários e voluntárias que abrem seus corações, seu tempo, e partilham tudo que são e tudo o que têm. Que a Sagrada Família cuide e proteja cada um e cada uma, derramando bênçãos e graças nesse Natal. Destaco todos os professores e funcionários da Escola Diocesana São Luiz Gonzaga que completou seus 80 anos e vem oferecendo um serviço de qualidade à comunidade riograndina.

 

 

 

Temos ainda alguns desafios:

·         O fortalecimento dos Conselhos, a organização dos setores pastorais;

·         O redimensionamento das paróquias e das áreas;

·         O renovação e formação das nossas lideranças,

·         A implantação de uma efetiva pastoral do Batismo, do Dízimo e das Escolas Bíblicas-catequéticas com o projeto de iniciação cristã;

·         O engajamento de todos para uma cultura e promoção vocacional;

·         O desafio de um trabalho orgânico e de conjunto formando unidade e comunhão em toda diocese.

 

Tudo isso nos desafia e nos impulsiona mais ainda para a missão. Vamos focar nosso olhar, nossa mente e nosso coração para o menino Jesus e, Nele, redescobrir o caminho para a realização do seu plano de amor para a nossa Igreja Diocesana do Rio Grande.

 

Neste Natal, vamos renovar nossas promessas, nossos votos, nossas alianças, nossos compromissos, nossos propósitos, nossos ideais e nossos sonhos NO MESMO COMPASSO DO CORAÇÃO DO MENINO JESUS. Como diz a bela canção do Pe. Zezinho: “amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou...”

 

Em tempos de superação da violência, de protagonismo dos leigos, de sínodo da juventude, de promoção vocacional e, enfim, tempos de preparação para nosso Jubileu de Ouro, CONVOCO todos, para que na noite de Natal rezemos pelas intenções do papa Francisco, pela paz nas famílias e no mundo e, invocando Nossa Senhora de Fátima e São Pedro, peçamos pela nossa Diocese do Rio Grande, que sejamos cada vez mais, fieis servidores do Reino e façamos tudo para a maior glória de Deus.

 

Com minha benção Apostólica

Um feliz e Santo Natal e um Ano Novo cheio de graças e bênçãos

 

 

+ Ricardo Hoepers

Bispo da Diocese do Rio Grande