Reflexões

Feliz Páscoa 2017

Queridos Irmãos e Irmãs

CRISTO ONTEM, HOJE E SEMPRE: GRATIDÃO E MISSÃO!

“A luz de Cristo que ressuscita resplandecente dissipe as trevas do nosso coração e nossa mente”

Quero desejar a todos, os votos de uma Semana Santa cheia de graças especiais e uma Páscoa resplandecente na luz de Cristo.

Estamos passando por momentos difíceis! Sabemos bem que todos os seis municípios que compõe nossa Diocese (Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Tavares, Santa Vitória e Chuí) estão passando por momentos de crise financeira pela situação política em nosso país. É grande o número de desempregados e a situação dos agricultores e pescadores também vem trazendo preocupação às famílias que tem que sustentar com sacrifício os estudos dos filhos e a manutenção do lar. A situação da nossa Santa Casa e da saúde como um todo está caótica, sem falar no crescimento da violência e da morte de jovens pelo narcotráfico. Todas essas intenções estarão presentes em nossas comunidades durante a Semana Santa e, queremos nos unir as dores e tristezas de nossa gente elevando a Deus nossas súplicas para nossa conversão e do mundo inteiro.

Mas também devemos apontar luzes e alegrias! É tempo de ressurreição e vemos também muitos sinais de Deus agindo e intervindo diretamente na nossa Diocese. Durante as visitas pastorais missionárias em Santa Vitória, Chuí, Mostardas, Tavares e agora começando em Rio Grande na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, tenho visto homens e mulheres cheios de fé e esperança. São crianças, jovens, casais, idosos de todas as idades com uma garra e uma vitalidade que vem me surpreendendo. Histórias de superação, de milagres, de muita fé, que permeando a vida das comunidades enchem nosso coração de esperança em um mundo melhor. Pequenas iniciativas de solidariedade e de caridade que vencem as crises institucionais e provam que quando nos unimos na mesma fé podemos fazer grandes coisas: é a luz de Cristo ressuscitado que resplandece sobre nós! Uma luz que irradia nos que trabalham incansavelmente nos hospitais; irradia no rosto da criança carente que aprende música, faz esporte e aprende a rezar; irradia nos educadores que vão além de ensinar somente conteúdos; irradia no rosto do idoso que é visitado quando ninguém mais o visita; irradia na acolhida do imigrante como irmão na mesma fé. A luz de Cristo resplandece na alegria de uma cadeirante que pode entrar na Igreja porque fizeram uma rampa para ela; resplandece no morador de rua que recebe uma marmita na hora da fome; resplandece no rosto do jovem que recebe uma oração dentro da prisão e começa a mudar de vida; resplandece quando, em casas de recuperação, tem pessoas de braços abertos para acolher quando ninguém mais quer, e milhares de outros pequenos gestos (incontáveis) que vêm iluminando nossa Diocese. A luz de Cristo não se apaga, pois, cada comunidade que se reúne para celebrar o mistério da fé mantem viva esta chama, pois Jesus disse: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18,20).

A luz de Cristo está dissipando as trevas do nosso coração e da nossa mente, por isso, comece a olhar ao seu redor de modo diferente! Olhe os sinais de Deus! Ele está vivo em nosso meio, ressuscitado, ontem hoje e sempre: que sejamos gratos e, como Igreja em saída, em missão, levemos essa luz de Cristo para resplandecer o mundo com seu amor e sua paz! FELIZ PÁSCOA!

+Ricardo Hoepers

Bispo da Diocese do Rio Grande