Reflexões

mensagem de Dom Ricardo na passagem de um ano de sua posse
Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai (Sl 103,30)

Meus irmãos e irmãs,
Estou completando, hoje, um ano do início do meu ministério episcopal na Diocese do Rio Grande. O tempo passou rápido, muitas atividades já foram realizadas, muitas graças recebidas, mas muitos desafios ainda pela frente.
Quero, antes de tudo, elevar a Deus meu louvor e gratidão pelo dom da vida e do ministério sacerdotal. Agradeço todos os dias pela oportunidade de estar realizando minha missão na Diocese do Rio Grande.
Nas visitas Pastorais Missionárias, tenho aprendido tanto com os padres, religiosos e religiosas, diáconos, e todo o povo de Deus que se dedicam dia e noite na construção do Reino de Deus e perseveram na fé.
Ao celebrar Pentecostes, aqui em Roma, uno-me a todos da Igreja do Rio Grande e, no túmulo de São Pedro, peço que o Espírito Santo continue a soprar e animar nossos missionários e missionárias e possamos dar um novo ar na evangelização dos próximos cinco anos, rumo ao Jubileu de Ouro da Diocese.
Maria, Mãe da Igreja, cheia do Espírito Santo, rogai por nós e de maneira especial pela nossa Igreja Particular do Rio Grande.
Amém.
+Ricardo Hoepers